ouça este conteúdo
Morre influenciador que aguardava vaga na UTI, vítima de embolia pulmonar.
Os sintomas de pneumonia e embolia pulmonar podem ser muito semelhantes, tornando o diagnóstico um desafio. É fundamental estar atento a ambos os quadros para garantir o tratamento adequado. A pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar nos pulmões, podendo ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Já a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia, geralmente nas pernas, e se desloca até os pulmões, bloqueando a circulação sanguínea.
Um dos principais riscos da embolia pulmonar é o infarto pulmonar, que acontece quando o coágulo sanguíneo bloqueia completamente a circulação sanguínea em um dos pulmões, levando a uma área de tecido pulmonar sem oxigenação. Além disso, a tromboembolia pulmonar é uma condição grave que ocorre quando vários coágulos sanguíneos se formam e se deslocam para os pulmões, causando uma obstrução significativa da circulação sanguínea. É fundamental buscar atendimento médico imediatamente se houver suspeita de embolia pulmonar. O tratamento pode incluir medicamentos anticoagulantes para dissolver o coágulo sanguíneo e prevenir novos coágulos de se formarem. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações graves.
Entenda como acontece uma embolia pulmonar;
O corpo do influenciador digital Diego Guilherme Friggi foi enterrado na tarde desta segunda-feira (11), em São José dos Campos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória devido a complicações de uma embolia pulmonar. A morte do influenciador reacendeu as buscas sobre o tema e também sobre doenças pulmonares, como infarto pulmonar e tromboembolia pulmonar. Com isso, a Sala Digital, parceria da Band com o Google, fez um levantamento aprofundado sobre os dados de pneumopatia. Neste ano, um segundo pico de buscas sobre doenças pulmonares foi observado – muito provavelmente por conta da alta de casos de pneumonia silenciosa em meados de julho no Brasil. O maior pico foi em 2021, no pós-pandemia, em que muitos novos casos de pneumonia bacteriana foram registrados após o avanço da Covid-19.
Segundo a família de Diego Friggi, 15 dias antes da morte, o influenciador foi ao pronto-socorro da Unimed, no Centro de São José dos Campos, onde foi diagnosticado com pneumonia. Na data, ele foi medicado e orientado a voltar para casa. Depois, a família relata que Diego precisou voltar outras vezes para a Unidade de Pronto Atendimento por não conseguir melhorar em casa. Na última sexta-feira (8), o quadro dele se agravou, por isso Diego foi internado. Ele recebeu o diagnóstico de embolia pulmonar e a família foi informada de que ele precisaria ser transferido para um leito de UTI.
Entenda o que é embolia pulmonar;
A embolia pulmonar ocorre quando uma ou mais artérias do pulmão estão obstruídas por um coágulo de sangue que impede a sua passagem, dificulta a sua oxigenação e provoca sobrecarga do coração. Os sintomas leves, como falta de ar e tontura, podem ser confundidos com outras doenças – como gripe e pneumonia. Ao comparar as buscas pela doença, nota-se uma alta expressiva nas pesquisas por ‘pneumonia’ em comparação com a ‘embolia pulmonar’. Diego morreu enquanto aguardava leito na UTI. Bruna Martins da Silva Cardoso, viúva do influenciador, conta que o convênio alegou a indisponibilidade de vaga para a UTI na rede particular. Além disso, ela afirma que o convênio de Diego tinha uma carência, por isso, a dificuldade para a transferência.
Por nota, a Unimed de São José dos Campos informou que Diego ‘recebeu toda assistência médica e hospitalar necessária com aplicação de protocolos de atendimento. Adequados pela equipe médica e multiprofissional e esclarece ainda que a busca por vaga para transferência ao sistema único de saúde SUS foi realizada devido a questões administrativas sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente’. A Prefeitura de São José dos Campos lamentou a morte do influencer e afirmou que o hospital particular era responsável pelo tratamento. A Secretaria de Estado da Saúde informou que nenhum pedido de transferência foi feito via sistema CROSS, que faz a regulação de vagas.
Fonte: @ Bora Brasil