Graduandos de Biologia da UFS e estudantes da rede pública estadual realizam visita expedicionária à Escola de Remo Cajueiros e ao rio Poxim, integrando Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas, Serviços Ecossistêmicos e Ambiente da Escola no projeto EMARE.
Hoje, 8 de outubro, estudantes de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e alunos da rede pública estadual realizarão uma visita de campo à Escola de Remo Cajueiros e ao rio Poxim, com o objetivo de explorar os manguezais e suas características únicas.
Essa expedição visa proporcionar uma experiência prática e enriquecedora para os estudantes, permitindo que eles observem de perto os ecossistemas costeiros e os mangues, que desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e na proteção das costas. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância dos manguezais como habitats para diversas espécies de plantas e animais, e como esses ecossistemas contribuem para a saúde do planeta. A conservação desses ambientes é essencial para o futuro do nosso planeta.
Conhecendo os Manguezais
O projeto de extensão A Escola, o Manguezal e o Remo — EMARE, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem como objetivo promover espaços de investigação e discussões sobre o papel dos manguezais do rio Poxim e seus serviços ecossistêmicos. Além disso, o projeto busca fortalecer o ambiente da escola de remo como espaço de aprendizagem sobre a conservação do rio e seus manguezais, ecossistemas costeiros importantes para a região.
O projeto reúne graduandos de Biologia da disciplina Educação Ambiental e Ensino e alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral. A partir da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma abordagem ativa de ensino, os alunos estão estudando e investigando um problema real, a poluição do rio Poxim, e vão propor soluções para a questão. Essa abordagem é uma das Metodologias Ativas utilizadas no projeto, que visa estimular a investigação científica e a resolução de problemas ambientais.
A formação desses estudantes é realizada por professores pesquisadores e graduandos bolsistas do projeto de extensão. O projeto EMARE envolve aulas, palestras e investigação de campo, para que os participantes possam conhecer de perto a situação e propor soluções para a crise socioambiental vivida na atualidade. Uma oficina de fotografia também fez parte do processo de formação dos estudantes, com o objetivo de prepará-los para a produção de uma exposição sobre os manguezais do rio Poxim.
Visita à Escola de Remo Cajueiros
Esta terça-feira, os alunos participaram de uma visita guiada na Escola de Remo Cajueiros. Inicialmente, eles assistiram a uma palestra do representante educacional da Escola de Remo Cajueiros sobre a importância do remo no estado de Sergipe e a sustentabilidade ambiental do rio através do esporte. Em seguida, os alunos participaram de atividades práticas na escola. Durante a visita expedicionária, os alunos também fotografaram o rio Poxim e seus manguezais, ecossistemas costeiros importantes para a região.
Segundo Sindiany Caduda, professora do Departamento de Biologia da UFS e coordenadora do projeto de extensão EMARE, ‘o propósito da Universidade é estimular a investigação científica a partir do uso de Metodologias Ativas junto aos estudantes, que deverão investigar questões ambientais relacionadas ao rio Poxim e aos manguezais pensando na sua sustentabilidade’. Além disso, com a participação dos graduandos de Biologia, o projeto promove uma formação de extensão avançada junto à escola e à comunidade.
Para a professora Silvia Gois, do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, ‘este projeto representa a construção de novos conhecimentos sobre conservação dos manguezais em Aracaju, auxiliado pela prática do esporte’. Para Danilo Caduda, professor da Escola de Remo e técnico esportivo do Núcleo de Esporte de Base para Alto Rendimento (NEBAR) em Sergipe, o projeto EMARE é importante para atrair jovens atletas que possam participar dos Jogos Olímpicos de 2028, além de pensar na proteção do rio.
As ações do projeto na Escola de Remo prosseguem hoje à tarde e serão realizadas com novas turmas de alunos na próxima quinta-feira (10) pela manhã e tarde.
Fonte: @ InfoNet