ouça este conteúdo
Seduc abre inscrições para Parlamento Juvenil do Mercosul, aberto a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio Regular de escolas públicas estaduais e municipais, visando Integração regional.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) anuncia a abertura das inscrições para a seleção do Parlamento Juvenil do Mercosul. Essa oportunidade é exclusiva para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio Regular de escolas públicas estaduais e municipais, que devem atender aos requisitos estabelecidos no edital.
Os jovens selecionados terão a chance de participar do Parlamento do Mercosul, um fórum importante para discutir questões regionais e globais. Além disso, a experiência no PJM permitirá que eles desenvolvam habilidades de liderança e comunicação, além de se conectarem com outros jovens de países membros do Mercosul. A participação no Parlamento Juvenil do Mercosul é uma oportunidade única para os jovens se envolverem em questões políticas e sociais.
Parlamento Juvenil do Mercosul: Inscrições Abertas até 7 de Novembro
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) está com inscrições abertas até o dia 7 de novembro para estudantes do Ensino Médio Regular. Para participar, os jovens devem apresentar um projeto de autoria própria, com a orientação de um professor, que aborde o estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Além disso, é necessário apresentar um termo de ciência e autorização dos pais.
O edital irá selecionar 81 jovens brasileiros, sendo três por Unidade da Federação, para representarem seus estados e o país no encontro internacional que ocorrerá em Foz do Iguaçu/PR, em agosto de 2025. Nessa edição, o tema do PJM será ‘Integração regional e as mudanças climáticas’. Serão reservados 50% das vagas nas fases de seleção a estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência.
Seleção e Avaliação dos Projetos
Os critérios de avaliação dos projetos incluem originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. A avaliação será promovida por comissões julgadoras de cada Unidade da Federação, as quais irão selecionar os seis melhores projetos por estado, totalizando 162 em todo o país. Os selecionados na primeira fase passarão por votação popular eletrônica, entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025, que escolherá os 81 finalistas para a etapa nacional.
A assessora técnica pedagógica do Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Seduc, Ednéia Sobral, destacou que a participação dos alunos da rede no processo seletivo é importante no cenário global atual, tendo em vista o tema a ser abordado. ‘É uma oportunidade única deles viajarem para o exterior e terem uma outra visão de país e política, principalmente por meio de um programa como o Parlamento do Mercosul’, disse ela.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI). O edital completo pode ser conferido no site do Governo Federal.
Fonte: @ InfoNet