ouça este conteúdo
O Sergipe lidera as maiores médias de redação entre as redes públicas do Brasil, com 604,5 pontos, e é seguido pelo Espírito Santo.
Com o Enem se aproximando, um estudo recente publicado pela Folha de São Paulo revela que Sergipe assume a liderança no ranking dos estados com as maiores médias de redação entre as redes públicas do país. Destaque para os alunos sergipanos, que conquistaram uma impressionante média de 604,5 pontos.
Essa posição de destaque no Enem é reflexo do desempenho destacado dos estudantes em uma prova que avalia não apenas o conhecimento, mas a capacidade de argumentação e expressão. Além disso, a avaliação do Enem revela que, além de Sergipe, o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul também se destacaram, com médias de 604 e 602,5 pontos, respectivamente. Esses resultados são um indicativo do bom desempenho dos estudantes em um exame que é considerado um marco na vida acadêmica. A preparação para o Enem é fundamental para o sucesso na prova.
O Enem e a busca por qualidade na educação
A melhoria nos resultados do Enem em Sergipe é fruto do esforço conjunto da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do programa Pré-Universitário. Investimentos em aulas intensificadas, formação de professores, revisões, aulões e participação de gestores da rede pública estadual de ensino contribuíram para essa conquista.
Um exemplo desse investimento é a disponibilização de 23 mil itens de material didático específico e gratuito para o Enem para todos os alunos das terceiras séries do Ensino Médio e do programa Pré-Universitário, com um investimento de R$ 3.257.460,00. Além disso, as oficinas individuais de redação, que fazem parte da grade curricular do Ensino Médio e do PréUni, também desempenharam um papel importante.
Essas atividades permitem que os estudantes ampliem seu repertório de conhecimento e discorram bem sobre possíveis temas da redação do Enem 2024. A avaliação do Enem abrange o domínio do português, compreensão do tema, aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.
Com a boa nota do Enem, os participantes podem concorrer a vagas nas instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Algumas instituições dão peso diferente a cada área, o que ocorre com frequência com a redação.
Estratégias para o sucesso
A coordenadora do Pré-Universitário, Gisele Pádua, atribui o aumento das notas às estratégias adotadas, como a sequência de oficinas de redações ao longo do ano e as oficinas de redação com professores especializados e corretores do próprio Exame Nacional. Nos Aulões de Atualidades, são trabalhados temas por eixo temático que podem vir a ser cobrados no Enem.
A intenção é ampliar o repertório de conteúdos, a fim de que os estudantes se sintam aptos e prontos a escrever sobre qualquer tema. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) afirma que o trabalho aprimorado de 2023 para 2024 e os números têm apontado Sergipe no cenário de destaque.
Considerado o maior curso preparatório gratuito e público do Brasil e o que mais aprova no ensino superior do estado, nos diversos cursos e nas instituições públicas e privadas do país, o programa Pré-Universitário é um exemplo de sucesso na busca por qualidade na educação.
Fonte: @ InfoNet