ouça este conteúdo
Participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Enem 2024 por problemas logísticos ou doenças contagiosas poderão solicitar para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro, conforme o edital, que estabelece critérios na Classificação Internacional de Doenças e permite inscrição pela Página do Participante, gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Os estudantes que não puderam comparecer ao primeiro dia de provas do Enem 2024 devido a questões logísticas ou por estarem com doenças específicas previstas no edital do exame, na semana anterior ao primeiro ou ao segundo dia de aplicação das provas, poderão solicitar para realizar as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
É importante lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma oportunidade para os estudantes avaliarem seus conhecimentos e habilidades e que, para os que precisaram se ausentar, essa nova chance de realizar as provas nos dias 10 e 11 de dezembro é uma segunda oportunidade para demonstrarem todo o seu potencial. Aproveite ao máximo essa oportunidade! O Enem 2024 é um marco importante para o seu futuro!
Enem 2024: Reaplicação de Provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 realizará apenas uma reaplicação de provas. Os pedidos de reaplicação devem ser feitos na Página do Participante entre 11 de novembro e 23h59 de 15 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará as solicitações e a documentação apresentada individualmente. Os inscritos devem fazer a solicitação de reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltaram e que tenham justificativa. Portanto, aqueles afetados por problemas logísticos ou doenças contagiosas durante o primeiro dia de aplicação regular do exame devem comparecer no segundo dia de aplicação, marcado para o próximo domingo (10).
Situações de Reaplicação
De acordo com o edital do Enem 2024, os participantes impossibilitados de comparecer ao local da prova por estar infectado por doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19 poderão solicitar a reaplicação do exame. Além disso, também são considerados problemas logísticos que prejudicam a aplicação do exame como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.
Pedido de Reaplicação
Ao fazer a solicitação de reaplicação, o participante deve justificar a ausência, por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado. Conforme previsto no edital, o simples pedido do candidato prejudicado em uma das duas fases de provas do exame e o envio do documento comprobatório não garantem a reaplicação da prova. É necessário que o Inep aprove a solicitação do pedido de reaplicação. Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital. Os participantes do Enem que estiverem internados em um hospital devem anexar a declaração da unidade de saúde.
Fonte: @ InfoNet