ouça este conteúdo
Termina às 23h59 de sexta-feira, 15, o prazo para os inscritos do Enem 2024 que faltaram ao primeiro ou segundo dia de provas, em casos específicos, solicitarem a reaplicação do exame.
No Enem 2024, a reaplicação é uma medida excepcional para os candidatos que, por motivos específicos, não puderam comparecer ao primeiro ou ao segundo dia de provas.
Para aqueles que necessitam realizar a reaplicação do Enem 2024, é fundamental apresentar uma solicitação de reaplicação, que deve ser feita, em casos específicos, até o dia 15. A reaplicação do exame é uma oportunidade para os candidatos que tiveram sua participação comprometida por circunstâncias excepcionais. A reaplicação é um direito garantido aos inscritos em situações pré-definidas. A reaplicação da prova é uma chance para os candidatos demonstrarem seu conhecimento.
Reaplicação do Enem: Saiba como Solicitar uma Nova Oportunidade
A solicitação de reaplicação do Enem pode ser feita apenas pelo candidato que foi afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por ter sido infectado por uma das doenças listadas no atual edital do exame, na semana anterior a um dos dois dias de provas, 3 ou 10 de novembro. O interessado deve fazer o pedido de reaplicação na Página do Participante do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coordenador do Enem.
As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos faltosos que tiverem seus pedidos deferidos pelo Inep.
Motivos de Reaplicação
Motivos de saúde: de acordo com o edital do Enem 2024, o participante impossibilitado de comparecer ao local da prova por estar infectado por doenças específicas, como tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, poderá solicitar a reaplicação do exame.
Problemas de infraestrutura e logística: também são considerados problemas logísticos que prejudicam a aplicação do exame, como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, erro de execução de procedimentos de aplicação, entre outros.
As solicitações relacionadas a problemas logísticos serão avaliadas de acordo com as possíveis ocorrências registradas em cada município.
Exclusões
Quem faltou a qualquer um dos domingos de aplicação do Enem por motivos que não se enquadram no edital do exame não tem direito à reaplicação do exame. O candidato será considerado ausente e, se houve provas realizadas, as notas servirão apenas para autoavaliação.
Como Solicitar a Reaplicação
O inscrito deverá fazer a solicitação online de reaplicação da prova na página do participante. O pedido do candidato deve corresponder somente ao dia em que faltou ao Enem e que tenha justificativa. A ausência deverá ser justificada, por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado, individualmente, pelo Inep.
Em caso de problemas de saúde, o inscrito deve inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença citada no edital. A documentação deve ser em formato PDF, PNG ou JPG.
Fonte: @ InfoNet