ouça este conteúdo
Processo seletivo em única etapa com prazo de inscrição, sistema de seleção, universidades participantes e vagas ofertadas.
O Sisu é um sistema de seleção unificada que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. O Sisu é um processo seletivo que utiliza as notas do Enem para selecionar os candidatos.
O Sisu é um importante instrumento para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. O Sistema de Seleção Unificada, como também é conhecido, é um processo seletivo que ocorre uma vez por ano, geralmente no mês de janeiro. Os candidatos que desejam participar do Sisu devem ter realizado o Enem no ano anterior e ter obtido nota superior a zero na redação. A disputa por vagas é intensa, por isso é fundamental que os candidatos estejam bem preparados para o exame. O Sisu é uma oportunidade única para quem deseja ingressar em uma instituição pública de ensino superior.
O Sistema de Seleção Unificada, processo seletivo, também conhecido como Sisu, é um sistema eletrônico gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que reúne vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo de inscrição do Sisu geralmente ocorre em janeiro ou maio, sendo divulgado anualmente pelo MEC.
Para participar do Sisu, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e atingido nota mínima em cada prova. Além disso, é necessário acessar o site do Sisu e realizar a inscrição, escolhendo até duas opções de cursos, em ordem de preferência. A classificação dos candidatos é feita por meio da nota do Enem e não há cobrança de taxa de inscrição.
O Sisu oferece vagas em universidades públicas, institutos federais, institutos tecnológicos e centros federais de educação tecnológica, que são as universidades participantes do sistema de seleção. As vagas ofertadas podem variar de acordo com o curso e a instituição, mas geralmente incluem opções em áreas como ciências exatas, humanas, biológicas e linguística.
O processo seletivo do Sisu é competitivo, e a nota de corte é calculada com base na nota do Enem e na quantidade de vagas disponíveis. Os candidatos podem consultar a nota de corte das vagas ofertadas no site do Sisu e também podem realizar a matrícula se forem selecionados.
Fonte: @ Sergipe Notícias