ouça este conteúdo
Inscrições gratuitas exclusivamente pela internet.
O Fies é um programa de financiamento estudiantil do governo brasileiro, criado em 1999, que oferece financiamento a estudantes de baixa renda para cursar o ensino superior.
Com o Fies, os estudantes podem financiar até 100% do valor da mensalidade do curso, com juros mais baixos do que os oferecidos pelo mercado. Além disso, o programa também oferece outras vantagens, como a possibilidade de parcelar o pagamento em até três vezes o tempo de duração do curso. Desde sua criação, o Financiamento Estudantil já beneficiou milhões de estudantes em todo o país, contribuindo para a expansão do acesso ao ensino superior no Brasil. Programa de Financiamento Estudantil é uma oportunidade para que os estudantes possam alcançar seus objetivos educacionais sem se preocupar com o peso financeiro.
O que é o Fies?
O Fies é um programa de financiamento estudantil oferecido pelo governo federal brasileiro. Criado em 1999, o programa tem como objetivo principal ajudar estudantes de baixa renda a financiar seus estudos em instituições de ensino superior privadas. O financiamento é concedido por meio de um contrato entre o estudante e o agente financeiro, que é responsável por gerenciar o programa.
O Fies é um dos principais programas de financiamento estudantil do país e tem sido amplamente utilizado por estudantes de todo o Brasil. Atualmente, o programa é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável por definir as regras e critérios para a concessão do financiamento.
Como funciona o Fies?
O Fies funciona da seguinte maneira: o estudante interessado em participar do programa deve procurar uma instituição de ensino superior privada que seja conveniada ao programa. Em seguida, o estudante deve realizar um cadastro no site do Fies e aguardar a análise da sua solicitação. Se a solicitação for aprovada, o estudante receberá um financiamento para pagar a mensalidade do curso.
O valor da mensalidade é definido pela instituição de ensino superior e pode variar de acordo com o curso e a duração do mesmo. O prazo de contratação do financiamento é de até 10 anos, incluindo o período de carência, que é o período em que o estudante não precisa pagar as parcelas do financiamento.
Quais são os benefícios do Fies?
Os benefícios do Fies incluem:
* Financiamento de até 100% da mensalidade do curso;
* Taxa de juros baixa (atualmente, a taxa de juros é de 6,5% ao ano);
* Prazo de contratação de até 10 anos;
* Periodo de carência, que é o período em que o estudante não precisa pagar as parcelas do financiamento;
* Possibilidade de realizar um curso de graduação em uma instituição de ensino superior privada.
Além disso, o Fies também oferece um cronograma de pagamento flexível, que permite que o estudante pague as parcelas do financiamento de acordo com a sua capacidade financeira.
Quais são os requisitos para participar do Fies?
Para participar do Fies, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
* Ter renda familiar bruta de até 3 salários mínimos;
* Estar matriculado em um curso de graduação em uma instituição de ensino superior privada conveniada ao programa;
* Ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
* Não ter outra fonte de financiamento para o curso.
Além disso, o estudante também deve realizar um cadastro no site do Fies e aguardar a análise da sua solicitação.
Fonte: @ Sergipe Notícias