Evento reúne artesanato, gastronomia e atrações folclóricas, promovendo valorização da cultura, desenvolvimento social e econômico, com palestras, oficinas e apresentações folclóricas.
Nesta terça-feira (15), a Praça Fausto Cardoso, em Aracaju (SE), foi palco da abertura da Semana da Sergipanidade, um evento que celebra a riqueza cultural e o desenvolvimento social e econômico de Sergipe durante 13 dias. A Sergipanidade é um tema que merece ser destacado, pois é a essência da identidade sergipana.
A Semana da Sergipanidade é um momento importante para refletir sobre a identidade cultural sergipana e como ela se manifesta nas tradições sergipanas, na música, na dança e na culinária. É uma oportunidade para valorizar a cultura sergipana e promover o desenvolvimento social e econômico do estado. A Sergipanidade é um tema que deve ser celebrado com orgulho, pois é a base da nossa tradição e herança cultural.
A Celebração da Sergipanidade
A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac se uniram para promover um evento que reúne apresentações folclóricas, exposições de artesanato, shows e performances culturais de diversos municípios sergipanos, incluindo Aracaju, São Cristóvão, Lagarto e Estância. A valorização do artesanato local é um dos principais pontos da programação. A artesã Fabiana da Silva Menezes, de Lagarto (SE), compartilhou seu entusiasmo por participar do evento com seus tradicionais biscoitinhos e ressaltou a importância de divulgar o trabalho de artesãs como ela. ‘A gente vem para mostrar a nossa cultura, o nosso trabalho bonito. O parafuso, por exemplo, que é da nossa cidade e tombado como patrimônio cultural, é algo que só existe em Lagarto e em Sergipe’, disse Fabiana, emocionada com a oportunidade de expor na capital.
A identidade cultural sergipana é um orgulho para os sergipanos, e o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, reforçou o papel do evento na promoção da cultura sergipana. ‘A Sergipanidade é um orgulho para nós. Temos que cultivar esse bairrismo, mostrar aquilo que temos de melhor, seja na cultura, no artesanato, na alimentação ou no folclore’, comentou Marcos, destacando que o evento gera emprego e renda, além de movimentar o turismo. A cultura sergipana é rica e diversa, e o evento é uma oportunidade para mostrar isso ao mundo.
Desenvolvimento Social e Econômico
A Semana da Sergipanidade não se limita às exposições culturais e artísticas. O Sesc e o Senac estão oferecendo palestras e oficinas voltadas para a educação e capacitação profissional. Karoline Guimarães, assessora de programas sociais do Sesc, enfatizou a importância dos projetos que trazem a cultura sergipana para mais perto da população, como o Cine Sesc, que está exibindo curtas sobre figuras icônicas de Sergipe, como Zé Peixe. ‘Também temos o espaço Sesc Geek, que através de jogos e realidade virtual, explora nossas manifestações populares e a sustentabilidade, com foco na educação ambiental’, explicou. A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado.
A presença de visitantes inesperados foi parte do sucesso da abertura. O aposentado Hunaldo Papa Martins contou que soube do evento por acaso, enquanto fazia sua caminhada habitual. ‘De repente, vi esse movimento bonito, atraindo os olhares. A organização está de parabéns!’, elogiou. Nomes da política sergipana estiveram no local, como o senador Laércio Oliveira, que destacou o sentimento de orgulho e pertencimento que o evento desperta. ‘A Sergipanidade é o nosso jeito de ser, nossa hospitalidade e atenção. Esse evento mostra para o Brasil o quanto o sergipano é diferente, na forma de tratar e receber as pessoas. Isso é algo que me deixa profundamente orgulhoso’, declarou o senador.
A Importância da Sergipanidade
Já o vereador eleito por Aracaju, Levi Oliveira, também destacou a relevância da Semana da Sergipanidade para o crescimento econômico e cultural do estado. ‘Esse evento é extremamente importante. Ele não só traz a cultura e a culinária do nosso estado, mas também fomenta o comércio e o desenvolvimento. Parabéns à Fecomércio e ao governo do estado por promoverem eventos que fortalecem cada vez mais Sergipe’, afirmou Levi, demonstrando a importância da Sergipanidade para o futuro do estado. A Sergipanidade é um orgulho para os sergipanos, e é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Fonte: @ F5 News