Reconhecimento à contribuição de artistas e profissionais que desenvolvem e preservam a identidade sergipana.
No intuito de homenagear e valorizar a contribuição de artistas e profissionais sergipanos que dedicam suas vidas à preservação da identidade sergipana, o CCPA promove o 2º Prêmio Sergipanidade. Esse prêmio reflexo do reconhecimento que essas personalidades merecem por suas obras e serviços prestados à cultura sergipana.
O 2º Prêmio Sergipanidade ocorrerá no dia 25, a partir das 9h, na sede do CCPA, e é uma oportunidade para que a sociedade sergipana se una em torno da valorização da sua identidade cultural. Grande homenagem ao trabalho desses artistas e profissionais, o prêmio é um momento de celebração da riqueza cultural de Sergipe e do esforço dessas personalidades em preservá-la para as gerações futuras.
Prêmio Sergipanidade: Reconhecimento à Contribuição de Artistas
A quinta edição do Prêmio Sergipanidade, que ocorrerá no dia 26 de junho, às 14h, na sede do Colégio Christus, em Aracaju, representará, mais uma vez, um momento de grande reconhecimento àqueles que, ao longo de suas vidas, têm contribuído para a construção da identidade sergipana. Nesta edição, 15 personalidades sergipanas, representantes das áreas Educação, Música, Arte, Literatura e Comunicação serão homenageadas numa manhã festiva envolvendo toda a comunidade escolar.
O Prêmio Sergipanidade tem como objetivo valorizar em vida aqueles que construíram, com seus incansáveis talentos, a história e identidade do seu povo. Neste sentido, os homenageados são personalidades da sociedade sergipana que contribuíram e contribuem com a história, educação, arte, literatura e comunicação, desempenhando um papel crucial na construção da memória e identidade do nosso povo.
Para o idealizador do prêmio, professor Alessandro Silva, mais conhecido por Tio Cacá, é fundamental reconhecer o valor dessas personalidades e levar esse amor pela nossa cultura aos nossos alunos. ‘Vemos Sergipe como nossa casa, e queremos que cada vez mais pessoas amem sua terra e sua história’, explica.
Entre os homenageados estão Terezinha Alves de Oliva (Educação); a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério (Música); Grupo Imbuaça (Arte); Ibarê Dantas (Literatura) e Gilvan Fontes (Comunicação). Todos eles tiveram a trajetória profissional relembrada a partir de atividades pedagógicas envolvendo alunos de todas as séries do Colégio Christus.
No ano passado, a primeira edição do prêmio homenageou a professora e historiadora Maria Nely Santos, e os alunos do 6° e 7° anos fizeram uma mesa redonda com a mesma, aprendendo sobre sua vida e contribuição com a educação sergipana. Neste ano, as equipes pedagógicas da escola trabalharam a construção cultural do nosso estado, e então, tivemos a ideia de homenagear amplamente nossa gente.
Assim, com o Prêmio Sergipanidade, o Colégio Christus busca levar esse amor pela nossa cultura aos nossos alunos, valorizando a contribuição de artista e personalidades que fazem parte da identidade sergipana. Além disso, o prêmio também busca promover o pertencimento regional, memória e identidade, e reconhecer o papel crucial que essas personalidades desempenham na construção da nossa história.
Com o Prêmio Sergipanidade, o Colégio Christus reafirma seu compromisso com a valorização da cultura sergipana e com a formação de cidadãos conscientes de sua identidade e pertencimento regional.
Fonte: @ InfoNet