ouça este conteúdo
Festival de Artes, dias 29 de novembro e 1 de dezembro. Música afro-brasileira, axé, celebração da ancestralidade, instrumentos indígenas.
No próximo Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), quem vai colocar todo mundo para dançar é a banda baiana Timbalada. Com seu estilo único e cheio de energia, a banda promete fazer o público vibrar no Palco João Bebe Água.
A Timbalada não vem sozinha, pois também se apresentará ao lado da Afrocidade, que é outra banda baiana conhecida por seu som contagiante e performance incrível. Juntas, essas duas bandas vão criar um show inesquecível que fará o público se divertir ao som de suas músicas animadas. O Fasc é um evento que acontece em São Cristóvão e é conhecido por reunir talentos da música e da arte, então é uma ótima oportunidade para quem gosta de música ao vivo e quer se divertir em um ambiente cheio de energia e criatividade.
Timbalada e Afrocidade unem forças
A mistura de axé e samba-reggae será o carro-chefe do festival que acontece entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro no Centro Histórico de São Cristóvão. Os dois grupos, Timbalada e Afrocidade, têm em comum a referência do timbal e a celebração da ancestralidade e da música afro-brasileira produzida na Bahia. Eles tocaram juntos pela primeira vez em setembro deste ano, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e repetirão a parceria com um repertório que une sucessos de Timbalada, como ‘Beija-Flor’, e de Afrocidade, como ‘Baby Te Liguei’, que trouxe repercussão internacional para a banda.
A Timbalada foi criada em 1991 por Carlinhos Brown e ganhou notoriedade pelo uso marcante do timbal — um instrumento indígena adotado no candomblé africano —, conquistando fãs em todo o Brasil. Já a Afrocidade surgiu em Camaçari, interior baiano, e é famosa pela fusão de ritmos populares como arrocha, pagode, funk, rap, música afro, dub jamaicano, R&B, reggae e afrobeat.
Fasc e outras atrações
Além da parceria entre Timbalada e Afrocidade, o Fasc confirmou outras atrações importantes como Marina Lima, Arnaldo Antunes e o grupo Serigy All-Stars, que cantarão no Palco João Bebe Água; o trio Nêga Doce, que performará no palco Frei Santa Cecília; e atrações como Samba Deles, Trakinagem, e Danilo Duarte & os Beneditos, que animarão o Samba na Bica.
O Salão de Literatura ainda conta com escritores renomados, como Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Junior e Amara Moira. A edição de 2024 do Festival de Artes de São Cristóvão tem como tema ‘Cidade Viva’ e acontecerá entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024, reunindo música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais, culinária e várias outras manifestações artísticas no coração de São Cristóvão.
Festival de Artes de São Cristóvão
Completando 52 anos, na sua 39º edição, o festival espera receber centenas de artistas sergipanos e de outras regiões do país. Estão garantidos espaços como os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz.
O Samba na Bica é outro espaço que retorna após o sucesso da edição anterior; bem como a Galeria de Artes Vesta Viana; o Cine Trianon, no Cine Theatro Imaculada Conceição; e o Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco.
Fonte: @ Jornal da Cidade