ouça este conteúdo
XIII Xirê da Consciência Negra: mesas de debates, palestras, apresentações artísticas e oficinas de turbante, percussão e dança afro em Aracaju e São Cristóvão/SE.
No final de novembro, de 25 a 27, o Ilê Axé Alarokê realiza, nas cidades de Aracaju e São Cristóvão, em Sergipe, o XIII Xirê da Consciência Negra. Esse evento é uma celebração importante que reforça a identidade e a cultura afro-brasileira, promovendo a reflexão e o engajamento em torno dos direitos e questões que afetam a comunidade negra.
Com o tema Consciência Negra: Raízes e Resistência, o evento busca ressaltar a importância da memória e da luta contínua contra o racismo e a discriminação. Durante os três dias, haverá uma programação diversificada, incluindo oficinas culturais, shows musicais, rodas de conversa e apresentações artísticas que exploram a riqueza da cultura afro-brasileira. O XIII Xirê da Consciência Negra é uma oportunidade para fortalecer laços, celebrar a diversidade e reafirmar o compromisso com a justiça social e a igualdade racial.
Uma Celebração da Consciência Negra
Com o objetivo de difundir e preservar a memória das religiões de matriz africana e o patrimônio cultural negro em Sergipe, o Xirê da Consciência Negra é um evento que reúne debates, palestras, apresentações artísticas e oficinas que celebram a cultura afro-brasileira. Além disso, o evento visa compartilhar conhecimento e fomentar o empoderamento das comunidades tradicionais de terreiro. Voltado a estudantes, pesquisadores, integrantes do movimento negro e demais agentes da luta contra o racismo religioso, o Xirê da Consciência Negra se consolidou como um espaço importante de discussão sobre ações de valorização da cultura afro-brasileira e enfrentamento ao racismo.
A Importância da Consciência Negra
O evento é uma oportunidade para que os participantes discutam ações afirmativas e políticas públicas que valorizem a cultura afro-brasileira e combatam o racismo. Além disso, o Xirê da Consciência Negra é um espaço para que os terreiros compartilhem seus saberes e experiências, e para que os participantes aprendam sobre a memória ancestral e a matriz africana. O evento também contará com a presença de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, que serão convidados a discutir a importância da Consciência Negra na sociedade.
Programação do Evento
A programação do Xirê da Consciência Negra inclui uma variedade de atividades, incluindo debates, palestras, apresentações artísticas e oficinas. No primeiro dia, o evento contará com a apresentação do espetáculo de dança Eleguá, do Grupo Experimental Afro Contemporâneo, seguido de uma mesa de debates sobre a memória e ancestralidade dos povos de terreiro. No segundo dia, o evento contará com um show de MC Pardal, seguido de uma mesa de debates sobre direitos dos povos de terreiro e combate ao racismo. No último dia, o evento contará com palestras, oficinas culturais e apresentações artísticas.
O Legado do Xirê da Consciência Negra
O Xirê da Consciência Negra é um evento que busca criar um legado de valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo. Ao longo de suas oito edições, o evento tem se consolidado como um espaço importante de discussão e celebração da Consciência Negra. Além disso, o evento tem possibilitado a criação de redes de apoio e solidariedade entre as comunidades tradicionais de terreiro e os agentes da luta contra o racismo religioso.
Fonte: @ InfoNet