ouça este conteúdo
O Teatro Sergipano na Pandemia celebra a resistência e a criatividade dos artistas locais apesar das restrições tecnológicas, explorando formas tradicionais e recursos tecnológicos.
A partir do dia 12 até o dia 14 de dezembro, o público terá a oportunidade de conhecer e rever algumas das peças teatrais produzidas durante a pandemia da Covid-19 por artistas sergipanos. Aquelas que foram reunidas na Mostra ‘O Teatro Sergipano na Pandemia’ serão apresentadas no Espaço Cultural Yázigi, em Aracaju, Sergipe. \\Essa é uma excelente oportunidade para que o público possa ter acesso a produções culturais que foram desenvolvidas durante esse período de pandemia\\.
Além disso, essa mostra também é uma forma de reconhecer o esforço dos trabalhadores culturais que continuaram a produzir conteúdo mesmo diante das restrições impostas pela pandemia. \\É uma forma de celebrarmos a resiliência desse setor cultural e a capacidade de inovação que foi desenvolvida durante esse período\\. A Mostra ‘O Teatro Sergipano na Pandemia’ é um evento imperdível para quem deseja conhecer e apreciar a produção cultural sergipana.
A Pandemia e a Inovação no Setor Cultural
A pandemia trouxe consigo uma série de restrições que afetaram profundamente o setor cultural. No entanto, esse período também foi marcado por uma onda de inovações e criatividade por parte de artistas e produtores culturais. Segundo Marcelo Rangel, produtor da Mostra ‘O Teatro Sergipano na Pandemia’, ‘pudemos ver o poder criativo de artistas e produtores culturais em ação, trazendo inovações através da somação de recursos tecnológicos às formas tradicionais de expressão artísticas, fundindo linguagens e formatos para a sobrevivência de trabalhadoras e trabalhadores do setor cultural.’
A Celebração da Resistência e da Criatividade
A mostra é uma celebração da resistência e da criatividade dos artistas locais, bem como uma homenagem à inovação e à adaptabilidade do teatro. Maicyra Leão, idealizadora do projeto, afirma que ‘a pandemia chegou ao fim e pouco se discute sobre as influências estéticas que ela trouxe. Nesse contexto, a mostra busca destacar esses impactos e permitir que as inovações criativas, impulsionadas por ‘força das circunstâncias’, possam ser visibilizadas. Trata-se de uma celebração desse capítulo histórico que se encerra, com o objetivo de valorizar seus melhores frutos.’
A Seleção das Obras e a Programação
As obras que participam da Mostra foram selecionadas através de chamada pública, com curadoria de professores do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A programação inclui a exibição de espetáculos e rodas de conversa, além do show de encerramento ‘O Circo Íntimo’, da cantora Patricia Polayne. A entrada é gratuita.
A Realização e o Apoio
A Mostra ‘O Teatro Sergipano na Pandemia’ está sendo realizada pela Arcada Produções, por meio da Lei Paulo Gustavo, uma ação do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, viabilizada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê, do Governo de Sergipe. A ação tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe e do Yázigi Aracaju, além de parceiros estratégicos como a Cinemateca e os Departamentos de Teatro e Comunicação Social da UFS.
A Programação Completa
A programação completa da Mostra inclui:
* Quinta, 12/12: Festa do Fim do Mundo – Grupo A tua lona
* Espetáculo convidado: Retalhos Mouriscos – Maicyra Leão
Acompanhe tudo sobre a Mostra no perfil da Arcada Produções no Instagram.
Fonte: @ F5 News