ouça este conteúdo
Prefeitura de Aracaju abre inscrições para Bolsas Culturais de Pesquisa pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), tornou público o edital de seleção para obtenção de Bolsas Culturais de Pesquisa, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Esse é um momento importante para a cultura local, que agora tem a oportunidade de se desenvolver ainda mais por meio de Bolsas de Pesquisa e outras iniciativas.
No âmbito das Bolsas Culturais de Pesquisa, os selecionados terão a chance de desenvolver projetos inovadores e relevantes para a comunidade. Além disso, as Bolsas de Estudo também podem ser uma opção para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas da cultura. Tanto as Bolsas Culturais de Pesquisa quanto as Bolsas de Estudo são fundamentais para o crescimento cultural e intelectual da cidade.
Bolsas Culturais de Pesquisa: Oportunidade para Agentes Culturais em Aracaju
A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) lançou um edital para concessão de bolsas de pesquisa a agentes culturais que desejam realizar estudos quantitativos e qualitativos no setor cultural. O objetivo é fornecer à gestão pública parâmetros científicos para a elaboração de políticas públicas eficazes.
As inscrições estão abertas até 22 de dezembro e podem ser feitas por meio do Mapa Cultural de Aracaju. O presidente da Funcaju, Irineu Fontes, destaca a importância desse edital para o aperfeiçoamento das bases de dados que sustentam as políticas públicas para o setor cultural.
Com esse edital, a gestão pública reforça sua parceria com os agentes culturais para tornar as políticas públicas de cultura mais eficazes. Aracaju conta com uma grande quantidade de agentes detentores de conhecimento científico que podem contribuir significativamente com o fortalecimento das ações de gestão e aumentar o acesso do cidadão aracajuano à cultura.
Detalhes do Edital
O edital dispõe de R$ 250.000, distribuídos entre cinco projetos, cada um no valor de R$ 50.000. Os projetos aprovados para bolsas de pesquisas serão isentos de imposto de renda e podem ter desconto relativo à contribuição previdenciária, se aplicável.
As bolsas de pesquisa serão divididas entre áreas e linguagens artísticas, como Artes Cênicas, Audiovisual, Economia Criativa e Música, Patrimônio Histórico e Cultural, e Artes Visuais, Moda, Design e Produção Técnica.
Para concorrer, é necessário ser pessoa física com título de mestre, preferencialmente na área cultural e afins, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, o agente cultural deve ter trajetória de pesquisa nas mesmas áreas e residir no Município de Aracaju há pelo menos dois anos.
Política Nacional Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) tem como objetivo estimular o fomento à cultura nos entes federativos do Brasil por meio de editais e chamamentos públicos para entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais.
Fonte: @ InfoNet