ouça este conteúdo
Investimentos de R$ 3.794.248,20 consolidam o Conservatório de Música, cadeia produtiva da música, orquestras e grupos, com modernização e Reforma.
Localizado na cidade de Aracaju, o Conservatório de Música de Sergipe é uma instituição de ensino musical que há 79 anos contribui para a formação de profissionais nas diversas áreas da música. Além disso, sua atuação também colabora para o fortalecimento da cadeia produtiva da música no estado de Sergipe.
Em 2024, o Conservatório de Música realizou uma grande reforma, que incluiu a entrega da Sala Villa-Lobos. Essa obra trouxe adequações para a acessibilidade e modernização da instituição, resultando em um investimento total de R$ 3.794.248,20. Esses recursos possibilitaram a melhoria na infraestrutura da casa da música, proporcionando um ambiente mais agradável e funcional para os alunos e professores.
Conservatório de Música: Um Legado em Constante Evolução
A criação de orquestras e grupos de diferentes estilos musicais, o aumento no número de alunos e a parceria recente com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram pontos positivos relevantes deste ano. Em março, o Governo de Sergipe devolveu à população e aos usuários do CMSE a nova Sala Villa-Lobos, modernizada e climatizada. O auditório oferta ao público acomodação com 277 lugares disponíveis, acessibilidade e acústica, esta última reconhecida como uma das melhores salas do país.
A professora Débora Amarante ministra aulas para a turma de musicalização infantil, na prática do piano, mas também já foi aluna do conservatório, ainda na adolescência. Ela contou que a reforma do CMSE foi um misto de emoções e que está bastante otimista para 2025. ‘Cada vez mais as pessoas estão começando a conhecer o Conservatório de Música; antes muitos não sabiam nem onde ficava. Agora, estamos expandindo nosso alcance e atraindo novos alunos. É um momento emocionante para todos nós, e tenho certeza de que o Conservatório só tem a crescer’, frisou Débora.
A entrega da sala Villa-Lobos proporciona aos alunos um ambiente qualificado para apresentar ao público todo o conhecimento adquirido dentro do conservatório, como conta o professor de flauta e teoria musical Gilberto de Moura, que classificou a reforma e ampliação como um ponto alto das novas instalações do Conservatório. ‘Ela possibilitou um espaço cultural onde os alunos podem expor o que foi aprendido. A parte estética da casa também é fundamental para que o aluno se sinta bem. Eu tenho a impressão de que os alunos e os professores ficaram muito orgulhosos em poder chegar ao conservatório e ter a casa restaurada para a produção dos seus trabalhos’, completa.
Segundo o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, devolver o Conservatório de Música ao público completamente acessível e mais moderno confirma que a escola é a ‘casa da música’ de Sergipe. Ele lembrou que a construção do conservatório foi feita em cima de um lençol freático, o que, vez ou outra, fazia com que o prédio sofresse com alagamentos internos. ‘A reforma exigiu um complexo sistema de engenharia, além de devolvermos a Sala Villa-Boas, considerada uma das mais importantes do país’, lembrou.
Modalidades Ofertadas e Cadeia Produtiva da Música
Atualmente, o CMSE conta com 1.060 alunos matriculados e professores qualificados que contribuem para o aprendizado musical desses estudantes, seja por meio do canto ou da instrumentalização. O conservatório possui três tipos de modalidades. As oficinas são destinadas a crianças, adolescentes e adultos que têm um período para o conhecimento maior da música. Do curso FIC, dividido nos níveis de formação inicial ou continuada, surgem as orquestras, corais e grupos musicais do conservatório.
Além dos cursos técnicos profissionalizantes, que possibilita para os alunos um curso de nível técnico em instrumentos na qual eles podem escolher entre uma das 18 habilitações que o conservatório tem, como piano, violão, saxofone, etc. Essa diversidade de opções faz do Conservatório de Música um importante elo na cadeia produtiva da música, preparando profissionais para atuar em diferentes áreas da indústria musical.
Fonte: @ F5 News