ouça este conteúdo
Maria Clara Fabri e Maria Flávia Britto do Colégio Jardins conquistaram o 1º lugar no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2024 – Categoria Sênior Adulto, superando desafios da GR após processo de reabilitação de fratura no quinto metatarso.
Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva que exige habilidade, flexibilidade e coordenação. As ginastas do Colégio e Clube Jardins Iracema Alves provaram mais uma vez seu talento e dedicação ao conquistarem mais títulos que se somam aos resultados exitosos durante o ano. Um ano repleto de conquistas.
As atletas Maria Flávia Britto e Maria Clara Fabri conquistaram o primeiro lugar do pódio no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2024 – Categoria Sênior Adulto, realizado em Santiago/Chile, de 05 a 10 de novembro. Esse resultado é um reflexo do trabalho árduo e da paixão das ginastas por essa modalidade esportiva. A competição foi um verdadeiro desafio para as atletas, que demonstraram sua habilidade e determinação ao longo da disputa.
Conquista de Ouro na Ginástica Rítmica: Maria Flávia e Maria Clara Brilham no Sul-Americano
A dupla de ginastas rítmicas, Maria Flávia e Maria Clara, conquistou duas medalhas de ouro na competição Sul-Americana de Ginástica Rítmica: uma por equipe no geral e outra no aparelho bola e fita. Para Maria Flávia, esse resultado é especialmente significativo, pois foi a primeira competição do ano após se recuperar de uma lesão por uma fratura no quinto metatarso, ocorrida em abril, que resultou em cirurgia e um longo processo de reabilitação.
A vitória foi ainda mais especial para Maria Flávia porque mostra que a Ginástica Rítmica está crescendo e evoluindo em diversos lugares do Brasil, e competir com outros países é desafiador. No entanto, ela destaca que os principais obstáculos estão na rotina diária. ‘Precisamos nos superar a cada dia, alimentar nossa força e ter vontade de fazer melhor a cada treino. É manter a motivação e a mente firme no propósito.’ Para o próximo ano, Maria Flávia espera retornar às competições no seu mais alto nível.
Superando Desafios e Conquistando o Pódio
Aliada à fisioterapia, Maria Flávia retornou aos treinos em agosto. Em outubro, os treinos ficaram mais intensos, quando ela e sua dupla, Maria Clara, disputaram a seletiva e conquistaram vaga na seleção brasileira para participar do Sul-Americano. ‘Elas brilharam. Depois de muita superação, Maria Flávia e Maria Clara retornaram aos tapetes com muita garra e dedicação, e conquistaram os primeiros lugares’, vibra a técnica Iracema Alves.
A conquista do primeiro lugar do pódio é resultado de uma rotina de treinos com técnicas e um trabalho multidisciplinar, unido à habilidade das atletas. Maria Clara relata sobre a importância de representar o Brasil em um cenário de desenvolvimento da modalidade. ‘É uma grande satisfação representar o país em um momento de evolução e resultados de destaque. O Brasil tem mostrado seu potencial e como a Ginástica Rítmica está se fortalecendo.’
Desafios da Ginástica Rítmica e Rotina Diária
Um dos principais desafios da Ginástica Rítmica em nível competitivo é a consistência. Ainda de acordo com Maria Clara, a convocação foi um momento de orgulho e motivação. ‘Foram dias de treinamento árduo e dedicação de meses de treinamento para participar dessa competição em nossa melhor forma. Conquistar o pódio foi uma mistura de emoções: alegria, orgulho e alívio’, conta.
O próximo desafio será o Campeonato Brasileiro 2024 – categoria adulto, a ser realizado no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Aracaju. ‘Queremos fazer bonito e trazer mais esse título para a nossa equipe e nosso estado’, frisa Iracema.
Fonte: @ InfoNet