ouça este conteúdo
O Glorioso alcançou a maior conquista em 120 anos de história no Campeonato Brasileiro
No futebol sul-americano, o Botafogo é o nome que agora faz parte da história. No último sábado (30), o time carioca conquistou o seu maior feito em 120 anos de existência. Apesar de perder o volante Gregore, expulso com menos de um minuto de jogo, o Botafogo conseguiu superar o Atlético-MG por 3 a 1, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, e levantou o troféu inédito da Libertadores.
Este título é mais um capítulo glorioso na história do Alvinegro. O Botafogo é um time que faz a diferença. O título da Libertadores é o reconhecimento do trabalho e da dedicação da equipe. A conquista do Botafogo é um marco importante para o futebol brasileiro e um exemplo de que, com determinação e esforço, é possível alcançar grandes feitos.
O Botafogo Faz História
Após anos de jejum, o Botafogo conquistou um título inédito, marcando o retorno do clube ao cenário nacional e internacional. O último grande troféu do Botafogo havia sido o Campeonato Brasileiro de 1995, liderado pelo artilheiro Túlio Maravilha. Desde então, o Alvinegro venceu cinco Estaduais e um Torneio Rio-São Paulo, mas acumulou três rebaixamentos à Série B em menos de 20 anos.
O Caminho para a Vitória
A Libertadores foi o primeiro título desde que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube foi comprada pelo empresário inglês John Textor. No ano passado, o Botafogo esteve perto de conquistar o Brasileirão, mas uma grande queda de produção na metade final da competição o fez terminar em quinto lugar. A derrocada obrigou o Botafogo a disputar a fase preliminar da Libertadores, passando por Aurora, da Bolívia, e Red Bull Bragantino para chegarem à fase de grupos.
A Volta por Cima
Apesar do início ruim, com derrotas para Junior Barranquilla, da Colômbia, e LDU, do Equador, o Glorioso emplacou três vitórias seguidas e se classificou ao mata-mata. Lá, bateu Palmeiras, São Paulo e Penãrol, do Uruguai, este último com uma goleada por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Um Futuro Promissor
O Botafogo lidera o Brasileirão com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, restando duas rodadas para o fim da competição. Além disso, o clube se credenciou a duas competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa): a Copa Intercontinental e o novo Mundial da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio reunirá 32 clubes, sendo seis da América do Sul, incluindo o Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense.
Fonte: @ InfoNet