ouça este conteúdo
Decisão de tornar a Arábia Saudita sede foi realizada por meio de videoconferência do Congresso extraordinário da Fifa, Organismos internacionais e Federação Internacional consideraram a questão dos Direitos humanos.
A Arábia Saudita foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2034, um evento de grande relevância no esporte. Essa decisão foi tomada após uma votação realizada durante o Congresso extraordinário da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que contou com a participação de todas as 211 associações filiadas, reunidas por meio de videoconferência.
A escolha da Arábia Saudita como sede do Campeonato Mundial de 2034 não apenas reforça a importância do futebol na região, mas também destaca a capacidade da Arábia Saudita em sediar um evento de magnitude global. O Torneio Mundial de 2034 promete ser um marco, seguido do sucesso da Copa do Mundo no Catar em 2022, demonstrando o compromisso do Oriente Médio em oferecer ao mundo um espetáculo esportivo inesquecível. O Mundial de Futebol é um evento aguardado por milhões, e a escolha da Arábia Saudita como sede reflete a confiança da comunidade esportiva internacional na capacidade do país em realizar um evento memorável.
A Copa do Mundo de 2034
A candidatura da Arábia Saudita para sediar o Mundial de Futebol em 2034 foi a única apresentada. O país planeja utilizar 15 estádios distribuídos por cinco cidades: Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar. Embora a candidatura saudita tenha obtido uma nota 4,2 de 5, a escolha da Fifa é questionada por organizações internacionais que defendem os direitos humanos, as quais solicitam que a entidade não realize o Torneio Mundial de 2034 naquele país. Um exemplo disso é a Noruega, que formalmente protestou contra a escolha.
A Fifa realizou uma videoconferência para discutir a candidatura da Arábia Saudita, mas a decisão final será tomada em um Congresso extraordinário. A Federação Internacional defende que a Copa do Mundo deve ser realizada em um país que respeite os direitos humanos, o que é um dos critérios para a escolha da sede do Campeonato Mundial.
Fonte: @ F5 News