ouça este conteúdo
Times estreiam na 2ª fase da Copa Sul-Americana de 19 a 26 de fevereiro de 2025, conforme definido pela Conmebol.
Com o sorteio realizado pela Conmebol, ficaram definidos os embates e o chaveamento das etapas iniciais da Copa Libertadores 2025, que ocorreu na última quinta-feira (19). Dentre os 16 times que farão parte da segunda fase (partidas de ida e volta) da principal competição de futebol do continente Sul-Americano, Corinthians e Bahia são os únicos representantes brasileiros.
Neste contexto, a disputa da Pré-Libertadores assume um papel fundamental para os clubes que buscam uma vaga na Copa Libertadores. Nessa perspectiva, times como o Corinthians e o Bahia, que já estão classificados para a segunda fase, têm a chance de se preparar melhor para a competição principal. Além disso, a Sul-Americana, outra importante competição da região, também pode ser um objetivo para aqueles que não conseguirem se classificar para a Libertadores. A disputa por uma vaga na Copa Libertadores é intensa e exige dedicação e estratégia.
Pré-Libertadores: Conheça as Fases Prévias da Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana
O Corinthians fará sua estreia contra o Universidad Central (Venezuela), estreante na competição, enquanto o Bahia enfrentará o The Strongest (Bolívia) em seu primeiro jogo. O Botafogo, recentemente campeão da Libertadores, também iniciou sua jornada no torneio no começo deste ano, começando pelas fases prévias.
A Pré-Libertadores é composta por três fases. A primeira fase, que não inclui times brasileiros e argentinos, ocorrerá de 5 de fevereiro a 12 de março, com um total de seis times. Três times se classificarão para a segunda fase, juntando-se aos 13 times mais bem ranqueados pela Conmebol. O regulamento estabelece que os times mais bem posicionados na lista decidam os jogos de volta em casa.
Neste quesito, o Corinthians (18º no ranking) levará vantagem jogando pela classificação em casa. Já o Bahia (77º) fará o jogo da volta contra o The Strongest na Bolívia (36º). Os jogos ocorrerão de 19 e 26 de fevereiro. Os oito melhores da segunda fase avançam à terceira e última fase prévia, prevista para o período de 5 a 12 de março.
De acordo com o chaveamento, se o Corinthians avançar, pegará na terceira fase o Barcelona de Guayaquil (Equador) ou um time vindo da primeira fase – El Nacional (Equador) ou um clube da Bolívia, ainda indefinido. Já o Bahia poderá pegar o Boston River (Uruguai) ou o Ñublense (Chile). Quem for eliminado na terceira fase prévia da Libertadores competirá na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Pré-Libertadores: Fases Prévias da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana
Fases prévias da Copa Libertadores:
Primeira fase – 5 a 12 de fevereiro
Jogo 1: Representante da Bolívia x El Nacional (Equador)
Jogo 2: Nacional (Paraguai) x Alianza Lima (Peru)
Jogo 3: Monagas (Venezuela) x Defensor Sporting (Uruguai)
Segunda fase – 19 a 26 de fevereiro
Deportes Iquique (Chile) x Independiente Santa Fe (COL)
The Strongest (Bolívia) x Bahia
Vencedor do jogo 3 x Cerro Porteño (Paraguai)
Vencedor do jogo 1 x Barcelona de Guayaquil (Equador)
Universidad Central (Venezuela) x Corinthians
Representante da Colômbia x Melgar (Peru)
Boston River (Uruguai) x Ñublense (Chile)
Vencedor do jogo 2 x Boca Juniors (Argentina)
Terceira fase – 5 a 12 de março
Deportes Iquique (Chile) ou Independiente Santa Fe (Colômbia) x Vencedor do jogo 2 ou Boca Juniors (Argentina)
The Strongest (Bolívia) ou Bahia x Boston River (Uruguai) ou Ñublense (Chile)
Vencedor do jogo 3 ou Cerro Porteño (Paraguai) x Representante da Colômbia ou Melgar (Peru)
Vencedor do jogo 1 ou Barcelona de Guayaquil (Equador) x Universidad Central (Venezuela) ou Corinthians
Fonte: @ F5 News