ouça este conteúdo
Espião Estatístico revela dados dos 60 times das Séries A, B e C do Brasileiro 2025. Inclui Futebol árabe e Campeonato Paulista.
Com a transição do técnico Artur Jorge do Botafogo para o cenário do futebol árabe, houve uma reorganização na lista dos 10 técnicos mais experientes do Brasil entre os 60 times que competirão nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em 2025. Artur Jorge estava à frente do Botafogo desde abril de 2024 e ocupava a nona posição entre os técnicos com mais tempo de permanência em um clube.
Essa mudança reflete a dinâmica do futebol brasileiro, onde treinadores como Artur Jorge buscam novos desafios e oportunidades. A saída de Artur Jorge do Botafogo abre espaço para novos nomes e estratégias, influenciando a lista dos técnicos mais longevos e destacando a importância da adaptação e do renovação no esporte. O futebol está sempre em movimento.
Os técnicos mais longevos do futebol brasileiro
Uma análise do Espião Estatístico revela que apenas quatro clubes da Série A estão entre os 10 primeiros no ranking de técnicos mais longevos. Além disso, metade dos treinadores da lista está há menos de um ano no cargo. O destaque vai para Abel Ferreira, que está no Palmeiras desde novembro de 2020. Em seguida, aparece Jorge Castilho, que comanda o Maringá desde abril de 2021 e renovou contrato recentemente. Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, é o terceiro técnico com o trabalho mais longevo e um dos quatro entre os times na Série A do Brasileirão no top 10. Eduardo Baptista, do Novorizontino, e Rogério Ceni, do Bahia, também estão entre os técnicos mais longevos.
Técnicos que iniciaram o trabalho em 2024
A partir do sexto técnico com mais tempo no cargo, todos eles iniciaram o trabalho em 2024. Rogério Corrêa, do Volta Redonda, conquistou o acesso à Série B do Brasileirão com o título da Série C e segue no comando do clube. Roger Silva, do Athletic, renovou com o Esquadrão e entrou no top 10. Ricardo Catalá também renovou com o São Bernardo para 2025 e vai comandar o Bernô na Série C do Brasileiro e no Campeonato Paulista.
Nomes que deixam o Top 10
Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileirão com o Botafogo, deixa o Glorioso em 2025. Com isso, Roberto Cavalo, que assumiu o Itabaiana em abril de 2024 e levou o time ao acesso à Série C, subiu para a nona posição do ranking. Luís Zubeldia, do São Paulo, é o último a entrar no Top 10 de técnicos mais longevos. Ele chegou em abril e ajudou o São Paulo a se classificar para a Libertadores.
Fonte: © GE – Globo Esportes