Kamala discursou no Senado sobre a disputa no Congresso americano.
A derrota da democrata Kamala Harris para o republicano Donald Trump nas eleições americanas teve um impacto profundo nos democratas. Além da disputa presidencial, os democratas também perderam disputas importantes no Congresso e em alguns estados americanos.
Essa derrota pode ser vista como um reflexo da polarização política nos Estados Unidos, onde os partidos políticos estão cada vez mais divididos. A oposição, liderada pelos republicanos, conseguiu capitalizar o descontentamento de muitos americanos com as políticas dos democratas. Políticos de oposição como Trump conseguiram conquistar o apoio de muitos eleitores que estavam insatisfeitos com as políticas dos democratas.
Democratas Buscam Explicações para Derrota Eleitoral
Diante do silêncio das principais lideranças partidárias, Kamala Harris discursou no fim da tarde de quarta-feira (6), em Washington, após a derrota para Donald Trump, encerrando o sonho democrata de ter a primeira mulher na Presidência dos Estados Unidos. Todos aguardaram ansiosamente por seu discurso.
Kamala Harris, a candidata derrotada, falou no meio da tarde, na Universidade Howard, em Washington, com o coração cheio de gratidão pela confiança depositada nela e amor pelo país. Ela reiterou que o resultado não foi o esperado, mas a luz da promessa americana continuará a brilhar enquanto não desistirmos de lutar.
A noite anterior foi marcada por entusiasmo e preocupação. A onda vermelha nas urnas, incluindo nos estados-pêndulo, deu a vitória ao republicano Donald Trump. Kamala Harris estava prevista para participar de um evento, mas cancelou sua presença.
Além de perder a corrida presidencial, as eleições enfraqueceram o poder dos democratas no Congresso americano. O partido perdeu o controle do Senado, onde tinha uma maioria estreita. Na Câmara dos Estados Unidos, a apuração ainda está em andamento, mas indica que os republicanos terão vantagem. Os democratas venceram apenas três governos estaduais: Washington, Delaware, e Carolina do Norte.
Diante desse cenário, a cúpula partidária permanece em silêncio. O presidente Joe Biden e o ex-presidente Barack Obama ainda não se manifestaram. A imprensa americana relata que, nos bastidores, o partido busca culpados pela derrota, incluindo Biden e a escolha do candidato a vice, Tim Walz. A própria Kamala Harris também é questionada por não ter convencido os eleitores de melhorar a economia do país.
Fonte: @ Band UOL