Trump pode voltar à Casa Branca com 78 anos e sete meses, superando a idade de Biden em 2021.
Em uma virada surpreendente nas eleições americanas, Donald Trump conquistou um novo mandato como presidente americano, tornando-se o mais velho a assumir o cargo nos Estados Unidos. Com sua vitória, Trump superou por cinco meses a idade de seu antecessor, Joe Biden, que tinha 78 anos e dois meses quando foi eleito em 2020.
A reeleição de Trump como presidente dos EUA marca um novo capítulo na política americana, com o republicano pronto para enfrentar os desafios do país. Com sua experiência e visão, Trump busca impulsionar o crescimento econômico e fortalecer a posição dos Estados Unidos no cenário global. Um novo ciclo de liderança está prestes a começar, e todos os olhos estão voltados para a administração Trump.
Donald Trump, o presidente americano que volta ao poder
O presidente americano Donald Trump, de 78 anos e sete meses, tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025, após sua vitória na eleição presidencial. Ele superará Joe Biden, que deixará a Casa Branca aos 82 anos e dois meses, como o político mais velho a ocupar o cargo de presidente na história dos Estados Unidos.
Trump também será o segundo presidente da história dos EUA a ocupar o cargo por dois mandatos não-consecutivos. O primeiro foi o democrata Grover Cleveland, no final do século XIX. Além disso, ele se tornou o primeiro condenado pela Justiça a assumir a presidência do país.
A vitória de Trump foi conquistada após uma campanha acirrada contra a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris. Ele alcançou o mínimo de 270 delegados necessários para retornar à Casa Branca após quatro anos, com vitórias em estados-pêndulo.
A volta por cima de Trump
A volta por cima de Trump tem mais dois componentes históricos. Ele será apenas o segundo presidente da história dos EUA a ocupar o cargo por dois mandatos não-consecutivos. Além disso, ele se tornou o primeiro condenado pela Justiça a assumir a presidência do país.
A vitória de Trump nos estados de Geórgia, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin já está confirmada. Em outros três estados, Michigan, Nevada e Arizona, ele também está na frente. Tudo indica que o republicano terá vencido em todos os estados-pêndulos, que são considerados decisivos. Além disso, também deverá ser a primeira vez que Trump conquista a eleição majoritária, ou seja, a maioria dos votos na eleição.
Em 2016, embora tenha conquistado 307 delegados eleitorais, Trump teve menos votos totais que a democrata Hillary Clinton. Já em 2020, Joe Biden conquistou a maioria dos delegados – com 306 – e a maioria dos votos totais. Até o momento, Trump encontra-se com cinco milhões de votos a mais que sua adversária, Kamala Harris.
Trump se torna o primeiro presidente americano desde Grover Cleveland a retornar ao cargo para um segundo termo não consecutivo após perder a reeleição – Cleveland deixou a presidência em 1889 e mais tarde voltou em 1893. Entretanto, o presidente eleito não poderia se candidatar em 2028, uma vez que a Constituição americana barra que uma mesma pessoa exerça mais de dois mandatos como presidente, sejam consecutivos ou não.
Fonte: @ Band UOL