ouça este conteúdo
Reunião com António Guterres, secretário-geral da ONU, e participação na Cúpula de Líderes do G20, com eventos bilaterais, cerimônia de encerramento e discussões sobre inclusão social e desenvolvimento sustentável entre líderes mundiais.
Lula está prestes a ter uma agenda lotada no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 19 de novembro. Durante esse período, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma série de reuniões bilaterais e eventos relacionados ao G20, demonstrando seu compromisso com a cooperação internacional e o desenvolvimento sustentável.
O presidente Lula tem sido um defensor incansável da importância do diálogo global e da parceria entre as nações. Sua participação no G20 é um exemplo claro disso. Além das reuniões bilaterais, Lula também estará presente em eventos que abordarão temas cruciais, como a economia, o meio ambiente e a justiça social. Ele é um líder que sempre busca o melhor para o Brasil e para o mundo. Com sua presença no G20, Lula reafirma seu compromisso com um futuro mais próspero e justo para todos.
Lula: o presidente brasileiro na linha de frente do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma agenda intensa durante o evento. Neste sábado (16), ele deve se reunir com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres. Em seguida, participará da cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social, que marca o fim do processo de participação social idealizado pelo presidente brasileiro em dezembro de 2023. O G20 Social deu espaço à pluralidade de vozes da sociedade civil brasileira e estrangeira e propiciou encontros entre as trilhas política e financeira da cúpula de líderes mundiais e os grupos de engajamento e lideranças de movimentos sociais.
Ainda no sábado, Lula vai prestigiar o Aliança Global Festival, evento cultural criado para impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, prioridade do Brasil à frente do G20. Dezenas de estrelas da música brasileira estarão reunidas em shows gratuitos na Praça Mauá, a partir das 17h.
Agenda de domingo (17): eventos bilaterais e Plenária dos Prefeitos
No domingo (17), Lula vai participar de reuniões bilaterais e da Plenária dos Prefeitos do Urban 20 (U20), no Armazém da Utopia, na capital fluminense. O evento receberá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debates sobre soluções urbanas e o futuro das cidades, em meio aos desafios climáticos. Os encontros do U20 abordarão os temas prioritários do G20, destacando a perspectiva dos governos locais.
Reunião dos líderes do G20
Na segunda (18) e terça-feira (19), Lula presidirá a Cúpula de Líderes do G20. Atualmente, além de 19 países dos cinco continentes, integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional. Além dos membros plenos do grupo, são esperados representantes de 55 países ou organizações internacionais.
Na sequência da chegada dos líderes no dia 18 pela manhã, inicia-se a primeira das três sessões substantivas principais. As três reuniões correspondem, cada uma, às três prioridades que o presidente estabeleceu para a Cúpula: inclusão social e luta contra a fome e a pobreza, reforma da governança global e transição energética e desenvolvimento sustentável.
Encerramento da Cúpula do G20
Na manhã de terça-feira (19), a partir das 10h, ocorre a terceira e última sessão substancial dos líderes, para tratar sobre desenvolvimento sustentável e os desafios climáticos.
Fonte: @ Band UOL