ouça este conteúdo
Partido Democrata, Assembleia Nacional, Partido do Poder Popular, Tribunal Constitucional e Gabinete do Promotor Público; direitos autorais de 2024.
O porta-voz do Partido Democrata, Jo Seoung-lae, anunciou que buscará uma votação da Assembleia Nacional sobre a moção de impeachment na noite de sábado (7), com o intuito de conceder tempo suficiente para os parlamentares do partido conservador do governo refletirem sobre suas decisões em relação ao que ele classificou como uma “rebelião ou golpe inconstitucional e ilegal”.
É improvável que Yoon seja impeachado, considerando que o Partido do Poder Popular decidiu nesta quinta-feira se opor à moção. Essa oposição pode alterar significativamente o cenário político, podendo resultar em um impasse no processo de impeachment.
Impeachment: Partido do Poder Popular pode boicotar votação
O líder do Partido do Poder Popular (PPP), Choo Kyung-ho, anunciou que realizará uma reunião para discutir como se opor à aprovação do impeachment. Os membros do PPP podem boicotar a votação no plenário ou votar contra a moção.
Rebelião e golpe: democratas votam pelo impeachment
Nesta quinta-feira, os democratas e outros legisladores da oposição votaram pelo impeachment do presidente do conselho de auditoria e inspeção do país, Choe Jae-hae, e de três dos principais promotores públicos, incluindo o chefe do Gabinete do Promotor Público do Distrito Central de Seul, Lee Chang-soo. Os quatro serão suspensos de suas funções até que o Tribunal Constitucional decida se os removerá do cargo.
Partido Democrata e Assembleia Nacional
Membros do PPP de Yoon boicotaram as votações, deixando os totais esmagadoramente acima do limite para impeachment. Essa ação pode ser vista como uma forma de rebelião e golpe contra o governo.
Fonte: @ Band UOL