ouça este conteúdo
2024. Movimento de deslocamento de magnitude 7, alerta amarelo, danos localizados. Fonte: U.S. Geological Survey.
No último sábado, um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a Califórnia. O abalo sísmico foi sentido até o sul de São Francisco, onde os moradores notaram um movimento de deslocamento de terra por vários segundos. O terremoto provocou um alerta de tsunami. Pelo menos 5,3 milhões de pessoas no Estado estão sob alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 7,0.
Segundo o U.S. Geological Survey, o terremoto de magnitude 7,0, foi classificado como um sismo de grande intensidade, que prevê danos localizados, mas mínimos. Um alerta amarelo foi emitido, indicando que o terremoto pode ter causado danos localizados. O tremor foi sentido em várias cidades da Califórnia.
Terremoto de 7,6 graus atinge o México
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o estado de Michoacán, na costa do Pacífico do México, na segunda-feira (19). De acordo com o U.S. Geological Survey, o epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 45 km da cidade de Coalcomán.
A magnitude inicialmente registrada foi de 7,5, mas foi atualizada para 7,6. O terremoto foi sentido em várias cidades do país, incluindo a capital, Cidade do México, que fica a cerca de 400 km do epicentro.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que dois helicópteros da Força Aérea Mexicana foram enviados para a área afetada para avaliar os danos.
‘Infelizmente, há mortes’, disse ele durante uma entrevista coletiva. ‘Há dano em edifícios, danos em hospitais, escolas e casas habitacionais’, acrescentou.
O terremoto também provocou o desligamento automático de usinas nucleares e termoelétricas, de acordo com a Comissão Federal de Eletricidade, que informou que o abastecimento de energia foi retomado em algumas áreas.
O alerta amarelo de tsunami foi emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, mas foi cancelado cerca de uma hora depois.
Fonte: @ Band UOL