Números de pesquisas registradas aumentaram 164% em Aracaju, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, órgão da Justiça Eleitoral, antes das Eleições Municipais.
No próximo domingo (6), os eleitores de Aracaju estarão diante de uma disputa acirrada nas Eleições Municipais de 2024, e para ajudar a entender melhor o cenário, pelo menos oito pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Aracaju foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).
Com a votação se aproximando, os candidatos estão intensificando suas campanhas para conquistar a confiança do eleitorado. A disputa pela Prefeitura de Aracaju promete ser uma das mais acirradas das Eleições Municipais de 2024, e as pesquisas de intenção de voto podem ser um indicador importante para entender o humor do eleitor. O pleito de domingo (6) será um momento decisivo para os candidatos e para o futuro da cidade.
Eleições: Entendendo o papel das pesquisas na disputa
De acordo com a legislação eleitoral, o prazo para o registro de pesquisas de intenção de votos para o 1º turno do pleito já expirou. Isso ocorre porque uma resolução publicada em março pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que essas pesquisas devem ser registradas até cinco dias antes da divulgação, que pode ocorrer até o dia da eleição.
A campanha deste ano já está marcada como recordista em número de pesquisas registradas no TRE/SE. Segundo o sistema da Justiça Eleitoral, foram realizadas 37 sondagens na capital sergipana, sem contar com as pesquisas internas realizadas pelos partidos e coligações. O aumento em relação às Eleições 2020 é de 164%.
As pesquisas ajudam o eleitor a entender os cenários de momento da disputa, o desempenho dos candidatos e ainda orienta as campanhas quanto às estratégias de convencimento do eleitorado. Embora não possam determinar o resultado do pleito, elas são fundamentais para a tomada de decisões.
Eleições: As pesquisas que podem influenciar a votação
Em Aracaju, nesta reta final, duas pesquisas devem receber maior atenção do eleitor: a da Quaest e a da Atlas Intel. Nesta sexta-feira (4), um dia após o último debate entre os prefeituráveis na televisão, a TV Sergipe divulga pesquisa da Quaest para Prefeitura de Aracaju a partir da coleta de entrevistas de 1000 eleitores na capital. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Já no sábado (5), a menos de 24 horas do início da votação, a TV Atalaia planeja veicular o resultado de uma pesquisa feita pela Atlas Intel, que vai ouvir 1600 eleitores aracajuanos. Para esta sondagem, que já está sendo realizada, o nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a menor dentre as pesquisas já feitas na capital.
Aracaju caminha para uma definição da eleição em segundo turno, conforme a imensa maioria das pesquisas já divulgadas na cidade. A candidata Emília Corrêa (PL) aparece na liderança em todas as sondagens, enquanto os candidatos Luiz Roberto (PDT) e Yandra Moura (União) surgem empatados tecnicamente em boa parte das projeções.
Fonte: @ F5 News