ouça este conteúdo
Governo Federal propõe incluir na Constituição Federal o Sistema Único de Segurança Pública e fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária, reforçando a atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Polícia Científica e Polícia Militar contra o crime organizado.
Na quinta-feira, dia 31, os governadores de todas as unidades federativas do Brasil, incluindo o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília (DF), para discutir a proposta do Governo Federal de incluir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e os fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária na Constituição Federal.
Essa reunião foi um passo importante para discutir a segurança no estado e os desafios enfrentados pelas instituições de segurança pública. A segurança percebida pela população é um dos principais indicadores da eficácia das políticas de segurança. Com a proposta do Governo Federal, espera-se que haja uma maior integração e eficiência nas ações de segurança, contribuindo para a melhoria da segurança pública em todo o país.
Segurança Pública em Foco
A iniciativa visa atualizar as competências da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e discutir a proposta que será enviada ao Congresso Nacional. Lula convidou governadores, secretários de Segurança e autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário para ouvir opiniões a respeito da proposta, a fim de fechar um texto com o maior apoio possível. O presidente da República também afirmou que gostaria que a reunião fosse uma conversa franca entre os governadores sobre demandas relacionadas à segurança pública, ‘sem censura’, para cada um poder dizer o que pensa e fazer suas propostas de solução. Ele defendeu o diálogo com os estados na criação de leis e ressaltou a necessidade de uma abordagem integrada e financeiramente sustentada para combater o crime organizado, enfatizando a importância de inteligência, integração e investimentos como pilares fundamentais para a segurança pública. Para o governador de Sergipe, a análise da proposta será importante.
Fonte: @ Sergipe Notícias