Eleição da Mesa Diretora do TJSE para o biênio 2025-2027 foi realizada por aclamação, com a desembargadora Iolanda Guimarães como Presidente; o desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior como Vice-presidente.
A escolha da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2025-2027 foi realizada durante sessão do Pleno na manhã desta quarta-feira, 06. A desembargadora Iolanda Guimarães foi eleita, por aclamação, para o cargo de Presidente da Mesa Diretora; o des. Etélio de Carvalho Prado Júnior foi eleito Vice-presidente; e o des. Edivaldo dos Santos como Corregedor-geral da Justiça.
A nova Mesa Diretora terá à frente a desembargadora Iolanda Guimarães, que liderará a Direção do TJSE ao longo do biênio 2025-2027. A Gestão da instituição contará com a presença do des. Etélio de Carvalho Prado Júnior como Vice-presidente, enquanto o des. Edivaldo dos Santos exercerá o cargo de Corregedor-geral da Justiça. A Administração do TJSE terá um papel fundamental nesse período.
Mesa Diretora
A nova composição da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) foi eleita durante a sessão administrativa. A desembargadora Iolanda Guimarães assume a presidência, enquanto os desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior e Edivaldo dos Santos ocuparão as vagas de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.
A nova Mesa Diretora tomará posse no início de fevereiro de 2025. Durante a sessão, também foi eleito o desembargador Gilson Felix dos Santos para a direção da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse), e o desembargador Roberto Porto para o cargo de Ouvidor-geral do TJSE.
Ainda durante o Pleno, o presidente do TJSE leu uma mensagem do desembargador Ruy Pinheiro, que se aposenta no próximo dia 15 e hoje não pôde comparecer à sessão. ‘Depois de décadas dedicadas à magistratura, chega o momento de se despedir. Aos 75 anos, todos os capítulos da minha vida profissional se encerram. Deixo o Tribunal de Justiça de Sergipe, onde vivi momentos inesquecíveis e contribui para a justiça por mais de 44 anos’, dizia a mensagem.
Trajetórias
A desembargadora Iolanda Guimarães é natural de Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1985. Tomou posse como juíza do TJSE em 26 de dezembro de 1989 e chegou ao 2º Grau em junho de 2014, pelo critério de merecimento. Foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe no biênio 2020-2022. Foi ouvidora-geral do TJSE no biênio 2015-2017; corregedora-geral na gestão de 2017-2019; e atualmente é diretora da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse).
O desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior nasceu em Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS. Iniciou sua carreira jurídica no próprio TJSE, tendo sido escrivão e assessor de desembargadores. Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 2003 e foi escolhido para desembargador pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao MPSE. Tomou posse no dia 29 de novembro de 2023.
O desembargador Edivaldo dos Santos nasceu na cidade de Pirambu (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS, em 1988. Tomou posse como juiz do TJSE em 05 de abril de 1994. Foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e também atuou como juiz convocado para substituir desembargadores. Tomou posse como desembargador, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio de 2023.
Tribunal Regional Eleitoral
Na ocasião, houve ainda a eleição para membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), sendo escolhida a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, que substituirá a desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, em fevereiro de 2025.
Fonte: @ InfoNet