ouça este conteúdo
2024 – Governança colaborativa para inclusão produtiva no mercado de trabalho.
No Brasil, o Programa Primeiro Emprego se tornou um modelo de referência para o G20 Social, sendo o único programa de uma secretaria de Estado convidado a apresentar sua experiência na cúpula social do evento. Esse programa inovador foi criado pelo Governo de Sergipe com recursos de emenda de bancada, alcançando um valor total de R$ 30 milhões, graças à contribuição dos deputados federais Laércio Oliveira e Fábio Mitidieri.
Este programa com foco em emprego foi estruturado para impulsionar a inserção de jovens no mercado de trabalho e preencher vagas em diversas áreas, atendendo às necessidades locais. Com o emprego como pilar principal, o programa também visa contribuir para a formação profissional e o desenvolvimento socioeconômico dos participantes.
A Inclusão Produtiva dos Jovens no Mercado de Trabalho
O programa Primeiro Emprego (PPE), criado pelo Governo de Sergipe, está se destacando como referência internacional em governança colaborativa e inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho. Com o tema ‘Governança Colaborativa e Inclusão de Jovens no Mercado de Trabalho: o Caso do Programa Primeiro Emprego’, a equipe sergipana apresentou, no Rio de Janeiro, como tem trabalhado para melhorar a empregabilidade entre os jovens.
O G20 Social reúne líderes do mundo inteiro em busca de novos caminhos para a construção de políticas que reflitam valores como justiça social, econômica e ambiental. Com o programa de modelo único e estrutura inovadora, Sergipe surge como potencial inspiração para políticas públicas voltadas à juventude em outras partes do mundo.
Representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) conheceram o formato do PPE no G20 Social e já buscaram estreitar os laços com o Governo de Sergipe para levar o programa para outros estados. O diferencial do PPE está na engrenagem que faz o programa funcionar: a colaboração interinstitucional entre o setor público, privado, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, a fim de fortalecer a empregabilidade e a qualificação profissional dos jovens.
O Papel da Governança Colaborativa
O programa é um exemplo prático de governança colaborativa, em que diversos atores trabalham em rede para enfrentar um problema público complexo. A colaboração entre órgãos públicos, empresas, sindicatos e instituições de ensino maximiza o potencial do programa para criar valor público de maneira eficiente e coordenada. Por meio do programa, o governo firma parcerias com a iniciativa privada, que estabelece as oportunidades de trabalho ofertadas e os requisitos de qualificação.
Em seguida, o programa começa a construção da trilha de conhecimento de acordo com a necessidade da empresa. Desenvolvidos por instituições de ensino com reconhecimento nacional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos do PPE proporcionam treinamento em sala de aula e treinamento prático dentro da empresa, sob a supervisão de professores.
Números e Resultados
O Programa Primeiro Emprego, em Sergipe, já disponibilizou 1.890 vagas até o momento. São 582 educandos matriculados distribuídos em 29 turmas (12 concluídas e 17 em andamento) e 63 turmas a iniciar. Das turmas concluídas, já são mais de 40 contratados com carteira assinada pelas empresas parceiras. Cinco municípios sergipanos foram contemplados: a capital Aracaju e também Lagarto, Estância, Carmópolis e Tobias Barreto.
Fonte: @ F5 News