ouça este conteúdo
Mohamad Hussein Mourad moveu ação contra o Instituto Combustível Legal para não associar sua empresa Copape à lavagem de dinheiro da facção PCC no setor de combustíveis, mas é investigado por suposto envolvimento com o crime organizado, incluindo Jogo do Bicho, e por ter em sua posse munição de metralhadora, crime previsto no Decreto-lei 3.688.
No Brasil, o Jogo do Bicho é uma loteria clandestina que movimenta bilhões de reais por ano. Apesar de ser considerado um jogo de azar ilegal, ele ainda é muito popular em muitas partes do país.
Em 2010, um homem foi preso em flagrante tentando corromper dois policiais civis em São Paulo, e na busca em sua residência, foi encontrado com munição de metralhadora .50, um tipo de munição proibida no Brasil e frequentemente usada em assaltos a carro-forte e roubos a bancos. Essa é apenas uma das muitas conexões entre o Jogo do Bicho e atividades criminosas, como a lavagem de dinheiro e o financiamento de grupos criminosos. A luta contra a loteria clandestina é um desafio constante para as autoridades.
O Jogo do Bicho e o Decreto-lei 3.688
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colocou em votação para hoje no plenário o PL 2234/22, do deputado Renato Vianna (MDB-SC), que visa oficializar o Jogo do Bicho em todo o Brasil, sem a pecha de crime. O projeto derruba o Decreto-lei 3.688 de 1941, da Lei das Contravenções Penais, que considera o Jogo do Bicho um jogo ilegal e uma loteria clandestina.
Lula da Silva sinalizou que vai sancionar o projeto, caso seja aprovado. Isso pode ser um grande passo para a legalização do Jogo do Bicho, que é um jogo de azar muito popular no Brasil.
O Desafio Internacional do Delegado Valdecy Urquiza
O delegado federal brasileiro Valdecy Urquiza, novo chefe da Interpol, mal assumiu e já tem seu primeiro grande desafio internacional. Ele precisa localizar o fotógrafo compatriota Flávio de Castro Sousa, desaparecido em Paris antes de embarcar de volta ao Brasil há dias. Seu celular e documentos foram encontrados na periferia da capital, e amigos fazem uma campanha online e presencial, na França, pedindo atenção ao caso.
Ações Contra o Crime Organizado
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara deve receber hoje o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o chefe da Receita Federal, Robson Barreirinhas. Eles foram convidados para audiência pública a fim de debater ações contra o uso do sistema financeiro para financiar o crime organizado.
Direitos Autorais no Rock in Rio 2024
O Ecad distribuiu mais de R$ 13 milhões em direitos autorais para 3,3 mil compositores pela execução pública das músicas no Rock in Rio 2024. Durante os sete dias do festival, foram gravadas 202 apresentações com 3.051 músicas tocadas (52% do repertório nacional). A canção mais tocada foi ‘Tá Ok’, de Kevin O Chris e Dennis DJ, seguida por ‘Vai no Cavalinho’; e em 3º a de Jorge Ben Jor ‘Mas que Nada’.
A Prioridade dos Senadores
Existe uma plaquinha na entrada da barbearia do Senado, no térreo, que dá o recado claro aos desavisados – muita gente não lê ou não sabe da regra. A Portaria nº 133 da Mesa Diretora de 1980 determina que os senadores têm, pela prerrogativa do mandato, prioridade no atendimento. Já houve caso recente de um cidadão desconvidado da poltrona. E vossa excelência não se deu por tímido em assumi-la sem agradecer.
Agenda Cultural
* Espetáculo ‘O Último Tango’ dias 5 e 8/12 no Espaço Cultural Renato Russo, Brasília.
* Liga Ventures: estudo aponta queda de 49% no montante captado por autotechs em 2024 até setembro.
* 21ª Jornada de Agroecologia acontece hoje até dia 8, no campus Politécnico da UFPR, Curitiba.
* Umiharu Produções Culturais lança o filme ‘Mulheres Luz da Transformação’ dia 10, no Itaú Cultural, SP.
* Itabus é nova associada da Associação Brasileira de Out Of Home.
* Idwall anuncia Fraud Awards, prêmio de prevenção a fraudes, com cerimônia em 13 e 14/2/25.
* Mobs2 aponta que 46,13% dos motoristas brasileiros são emocionalmente ‘excelentes’.
Fonte: @ Jornal da Cidade