Deputados estaduais aprovaram reforma administrativa que transforma a Secretaria Especial de Comunicação Social em Secretaria de Estado.
A Comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer organização, permitindo a troca de informações e a construção de relacionamentos. Neste contexto, a Comunicação desempenha um papel fundamental na divulgação de informações e na promoção de ações, produtos e serviços.
Com a reforma administrativa aprovada, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) ganha autonomia orçamentária e capacidade de articulação, fortalecendo a transparência das informações públicas e a interação com a sociedade. Isso permitirá uma divulgação mais eficaz e uma publicidade mais direcionada, alcançando um público mais amplo e garantindo que as informações sejam acessíveis a todos. Além disso, a Comunicação eficaz é fundamental para a construção de uma sociedade mais informada e engajada. A informação é poder e a Comunicação é a chave para liberar esse poder.
Comunicação Pública em Foco
A Secretaria Especial de Comunicação (Secom), criada em 2023, tem se destacado como um órgão estratégico na comunicação pública do governo sergipano. Através de ações como o Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com) e as coletivas de imprensa do ‘Café Ponto Gov’, a Secom busca aprimorar os serviços de informação à população e consolidar o papel da comunicação no fortalecimento da democracia em Sergipe.
Para o secretário da Comunicação Social, Cleon Nascimento, desde o início da gestão, o governo tem demonstrado, de diversas formas, que está comprometido com os princípios que regem a Comunicação Pública: ética e transparência. ‘A transformação da Secom em Secretaria de Estado é reflexo de uma gestão focada no fortalecimento de categorias profissionais, diálogo com o cidadão e transparência’, salienta Nascimento.
Competências e Responsabilidades
Com a sanção da legislação, a Secom, enquanto Secretaria de Estado, tem a responsabilidade pelo planejamento, organização, execução, acompanhamento, monitoramento, inovação e propagação de canais para o diálogo de uma comunicação pública, institucional e política com a população sergipana sobre as ações das políticas públicas, bem como as de comunicação social e integrada, além do marketing institucional de políticas públicas e de governo.
Também competirá à pasta promover a assistência ao Governo do Estado nas áreas de programação, de promoção e de realização das atividades de publicidade governamental; a promoção, a organização, a execução e o acompanhamento da política pública governamental relativa ao desempenho, à expansão e ao desenvolvimento das atividades ligadas à comunicação social do Governo do Estado com inovação e convergência midiática; o assessoramento especial de imprensa e divulgação.
Além disso, a Secom passa a atuar como órgão central do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo, compreendendo a coordenação das assessorias de Comunicação de secretarias, órgãos e entidades que fazem parte da estrutura organizacional do Poder Executivo estadual.
É ainda de responsabilidade do órgão a articulação da política de comunicação social e institucional do Governo do Estado de forma integrada e com interesse público; e a programação, a organização e a coordenação de eventos de participação e repercussão social promovidos pelo Poder Público Estadual.
Com informações da Alese, a Secom busca fortalecer a comunicação pública em Sergipe, promovendo a transparência das informações e o diálogo com o cidadão.
Fonte: @ InfoNet