Lula cria Casa de Governo no RS. União Brasil, Casa Civil, Aeroporto do Galeão, Palácio do Planalto, Ministério das Relações Exteriores.
Em uma decisão política e estratégica, o presidente Lula da Silva anunciou a criação, por meio de decreto, da Casa Civil, que terá como função principal coordenar os trabalhos com os repasses de verba da União e sua execução nos programas de reconstrução da Grande Porto Alegre, devastada pelas enchentes de março.
A Casa Civil, que foi criada em parceria com a Casa de Governo, terá um papel fundamental na gestão dos recursos destinados à reconstrução da região. A ação rápida do governo federal é essencial para a recuperação da Grande Porto Alegre. Além disso, a Casa Civil também estará ligada à Casa RS, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. Com essa medida, o governo demonstra seu compromisso com a região.
Casa Civil
A Casa Civil terá um custo e estará localizada na capital gaúcha. Paulo Pimenta, que deixará o comando da Secom da Presidência, será o responsável, o que pode ser uma vitrine para ele se candidatar a senador ou governador em 2026. A Casa RS funcionará até maio do ano que vem.
Casa Civil
A Casa RS estará vinculada à Casa Civil do Planalto e terá interface entre as esferas federal, estadual e municipal. O União Brasil vai definir o seu espaço na Mesa da Câmara após escolher o líder para 2025. O favorito é o deputado Mendonça Filho (PE), que pode ocupar uma importante Comissão na Casa de Governo como a CCJ.
Aeroporto do Galeão
O Governo dará um presentão para a Changi, que administra o Aeroporto do Galeão, no Rio. Em minuta de repactuação, vão tirar a Infraero de sócia, a concessionária ganhará mais cinco anos de operação para além de 2039 e pagará parcelas da concessão de acordo com fluxo de caixa.
Ministério das Relações Exteriores
Raimundo Carreiro, indicado por Jair Bolsonaro, permanecerá em Lisboa como embaixador, mas deve sair no 1º semestre de 2025. Berlim é outra capital importante que deverá ter mudanças. Maria Luiza Viotti, embaixadora em Washington, pode substituir Mauro Vieira à frente do Ministério das Relações Exteriores.
Palácio do Planalto
Há um melindre entre médicos de Brasília e de São Paulo, de hospitais públicos e privadas que atendem o inquilino do Palácio do Planalto. O temor é de que a turma do jaleco seja investigada pela PF por causa do inquérito que indicou plano de envenenamento do presidente Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin.
Neoenergia Coelba
A Neoenergia Coelba investiu mais de R$ 24 milhões no litoral sul da Bahia para reforçar a energia para este verão em Porto Seguro. Houve ampliação da subestação Cabrália, que adicionará 26,6 MVA à rede, inspeção de 10 mil km de linhas. As melhorias atenderão mais de 60 mil pessoas em balneários de Porto, Arraial, Trancoso, Caraíva, Santo André e Cabrália.
Fonte: @ Jornal da Cidade