ouça este conteúdo
Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, promove conscientização sobre doença arterial coronariana e Acidente Vascular Cerebral, com apoio da Sociedade de Cardiologia e uso de tele-eletrocardiograma.
No Brasil, as doenças cardíacas são responsáveis por uma parcela significativa das mortes anuais. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos óbitos no país são causados por essas condições, resultando em aproximadamente 400 mil mortes por ano. É fundamental buscar um acompanhamento médico regular para prevenir e controlar essas doenças.
Além disso, as doenças do coração podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida, como uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos. É importante lembrar que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil e que a prevenção é a melhor forma de combater essas condições. A conscientização sobre a importância da saúde cardiovascular é fundamental para mudar essa realidade.
Doenças Cardíacas: Um Desafio Nacional
Um estudo realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) revelou que, em todo o país, 23% da população nunca procurou um cardiologista, o que dificulta a atuação médica preventiva. No dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração, uma data importante para conscientizar sobre a importância da saúde cardiovascular.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença cardíaca, sendo a doença arterial coronariana (DAC) a principal causa de morte, seguida pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). As doenças cardíacas são as que mais matam no mundo, e um diagnóstico precoce permite um tratamento adequado, reduzindo o risco de complicações e até mesmo de óbitos.
Prevenção e Tratamento
Fazer um acompanhamento médico é fundamental para prevenir e tratar as doenças cardíacas. A Hapvida NotreDame Intermédica oferece uma variedade de unidades com atendimento de clínicos, médicos de família e cardiologistas, além de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas e psicólogos, para apoiar e conduzir os pacientes em uma jornada voltada ao cuidado integral.
Além disso, a clínica digital da Hapvida NotreDame Intermédica oferece atendimentos de Telessaúde com hora marcada em qualquer lugar, gerando uma maior aderência e comodidade para os pacientes. ‘Nossos beneficiários têm à sua disposição uma rica diversidade de unidades e serviços para apoiá-los e conduzi-los em uma jornada voltada ao cuidado integral’, afirma Adria Mara, Diretora Executiva de Clínicas e Saúde Digital da Hapvida NotreDame Intermédica.
Telecardiologia: Uma Ferramenta Inovadora
Buscando maior rapidez e precisão nos diagnósticos, a Hapvida NotreDame Intermédica implantou o tele-eletrocardiograma (Tele-ECG) em mais de 160 unidades de urgência e emergência. Desde 2020, a iniciativa permite avaliação remota com uma equipe de cardiologistas de plantão 24 horas por dia. Em agosto, foram realizados quase 45 mil exames pelo Tele-ECG nas urgências dos hospitais e prontos atendimentos, número recorde na companhia.
Dos exames realizados, 40% apresentaram alterações, sendo que 1,6% do total, aproximadamente 700 resultados, foram classificados como extremamente críticos. Esses casos críticos são majoritariamente compostos por infartos agudos do miocárdio e arritmias complexas. Os eletrocardiogramas são integrados ao prontuário eletrônico do paciente, o que permite ao profissional conhecer toda a jornada do beneficiário na rede e priorizar os atendimentos de acordo com a classificação de risco.
Quando o médico da emergência recebe um paciente com suspeita de doença cardíaca, ele pode procurar auxílio da equipe de cardiologistas via teleinterconsulta para esclarecer qualquer dúvida. O especialista está disponível 24h todos os dias e orientará o profissional de saúde sobre o melhor tratamento a ser seguido em cada caso. ‘O paciente que procura uma de nossas unidades de emergência com dor no peito é prontamente atendido e submetido ao ECG, cujos resultados vão diretamente, em tempo real, para análise dos cardiologistas de plantão. O laudo com o diagnóstico sai em até 15 minutos’, afirma Adria Mara.
Fonte: @ Sergipe Notícias