Governo lança protocolos clínicos para tratamento com canabidiol no Sistema Único de Saúde, em parceria com Secretarias de Estado e Núcleo de Acolhimento.
No Brasil, o Canabidiol tem sido um tema de grande interesse nos últimos anos, especialmente em relação ao seu potencial terapêutico. Sergipe tem se destacado como um estado pioneiro na distribuição responsável e qualificada de produtos derivados de Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um foco especial no Canabidiol.
Essa abordagem inovadora tem permitido que os pacientes tenham acesso a tratamentos mais eficazes e seguros, graças à entrega de dois protocolos clínicos em apenas dez meses. Além disso, a Cannabis tem sido estudada por suas propriedades medicinais, e o Canabidiol é um dos principais componentes responsáveis por esses efeitos benéficos. A pesquisa contínua é fundamental para entender melhor o potencial do Canabidiol. Com o avanço da pesquisa, é provável que o Canabidiol se torne uma opção de tratamento cada vez mais popular no Brasil.
Avanços na Saúde Pública com o Uso de Canabidiol
O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), inaugurou a nova sede do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), localizada no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV). Essa nova sede visa proporcionar mais conforto aos usuários do segundo protocolo da cannabis, que abrange o tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O governador do Estado, Fábio Mitidieri, destacou o avanço significativo que a saúde pública vem desenvolvendo com o uso de medicamentos à base de Canabidiol. ‘É um dia muito importante devido à ampliação do protocolo com os medicamentos à base de Canabidiol, que abrange epilepsia, dores crônicas e Transtorno do Espectro Autista no comportamento agressivo. É uma realidade científica e comprovada, e como relator da Lei e governador estou tendo a oportunidade de implementar no estado, que tem sido pioneiro no amparo aos pacientes e no acompanhamento clínico especializado’, reforçou.
O Papel do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas
O Nate é responsável por oferecer orientações técnicas para a condução terapêutica de tratamento à base de Canabidiol. Com o novo espaço no CER IV, o núcleo passa a contar com duas salas para atendimento médico e orientação nutricional especializada. O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, explicou que a mudança do Nate do ambulatório de retorno do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) teve o intuito de proporcionar mais conforto. ‘Como o segundo protocolo clínico contempla protocolo clínico para o tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro Autista, decidimos trazer a sede do Nate para possibilitar um acolhimento ainda mais qualificado e humanizado a todos os pacientes’, ressaltou.
Benefícios do Uso de Canabidiol em Pacientes com TEA
Pacientes como Anthony, 12 anos, diagnosticado com TEA e paralisia cerebral desde os dois anos de idade, têm apresentado melhorias significativas com o uso de Canabidiol. Segundo a mãe de Anthony, Luciana Rodrigues, o comportamento do seu filho mudou após o uso do Canabidiol. ‘Melhorou muito a qualidade de vida dele, onde reduziu suas crises epilépticas e a agressividade. Estou muito feliz pelo serviço de acolhimento, pois é algo que nossos filhos que tem essa condição precisam’, disse.
Outra mãe que compartilha do sentimento de satisfação é Silvana de Lemos Moura, mãe da pequena Ester Heloise, de 8 anos, que tem autismo. ‘Estou muito feliz por esse momento que chegou tanto pra mim quanto para outras mães que necessitam desse medicamento tão importante para nossos filhos. Creio que o tratamento vai servir para melhorar a irritabilidade da minha filha’, contou Silvana.
Acesso ao Tratamento com Canabidiol
Em ambos os protocolos, o encaminhamento é feito pelo médico assistente especialista, utilizando-se também de uma ficha de encaminhamento padronizada, informando a necessidade de tratamento com Canabidiol. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece suporte para os pacientes que necessitam desse tratamento. Além disso, o Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) está preparado para oferecer orientações técnicas e suporte para os pacientes e suas famílias.
Fonte: @ Sergipe Notícias
Like.
Reorpt.kile.💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯💯