ouça este conteúdo
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, das 7h às 11h, como parte do programa ‘Sabadão Solidário’, visando atender à demanda transfusional e promover doações de sangue de doadores fidelizados.
No intuito de ampliar o acesso ao serviço de doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), estará aberto nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, das 7h às 11h, para atender os interessados em doar sangue.
Essa iniciativa visa incentivar as doações de sangue e atrair novos doadores de sangue para contribuir com a causa. Além disso, é fundamental lembrar que a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Cada doação conta!
Doação de Sangue: Uma Ação Solidária
A abertura do programa ‘Sabadão Solidário’ visa oferecer atendimento em um dia diferenciado para aquelas pessoas que trabalham ou estudam e não têm a oportunidade de fazer a doação de sangue durante a semana. A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, destacou que o setor desenvolve ações para promoção e conscientização sobre a importância da doação de sangue, para fidelizar o público que cumpre os critérios de saúde necessários para ser doador de sangue.
O principal desafio da captação é atingir a meta de 120 doações de sangue ao dia. Para isso, precisamos unir esforços de toda a população sergipana, enfatizou a gerente, ao relatar que o Hemose conta com o apoio dos grupos fidelizados, empresas e cidadãos. A doação de sangue é fundamental para garantir a demanda transfusional das unidades de saúde.
Doações de Sangue: Um Desafio Constante
De junho a setembro deste ano, o Hemose registrou 9.964 doações de sangue, com uma média de 80 doações por dia. Esse quantitativo é relativo a doadores de reposição (doa por causa de um parente que faz tratamento), doadores fidelizados (doa nos intervalos de 60 dias para homem e 90 dias para mulher) e campanhas organizadas por grupos e instituições parceiras. Conforme avaliação feita pela gerência de Ações Estratégicas, o hemocentro ainda não atingiu a meta.
O número de doações efetivadas no hemocentro ainda oscila muito, especialmente em datas comemorativas. É o caso de Carnaval, festejos juninos, Natal e Réveillon, e os pleitos eleitorais a cada dois anos, salientou Rozeli Dantas. A doação de sangue é essencial para garantir a demanda transfusional das unidades de saúde.
Demanda Transfusional e Unidades de Saúde
O Hemocentro de Sergipe realiza a captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para a hemorrede de Sergipe. Essa rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, como o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades em Sergipe. As unidades realizam uma média mensal de 1.800 a 2.400 transfusões de concentrado de hemácias, plaquetas e plasma.
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter 16 a 69 anos de idade, peso acima de 50 kg, comparecer ao órgão bem alimentado, e portar um documento de identificação original e oficial. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. Mais informações podem ser consultadas através dos telefones 3225-8039 e 3259-3174; ou pelo email.
Fonte: @ InfoNet