ouça este conteúdo
Vacinação contra Covid-19 é recomendada para grupos de risco, conforme Boletim InfoGripe, visando redução dos casos e diminuição do número de infectados.
A pandemia de Covid-19 parece estar perdendo força em Sergipe e outros 24 estados brasileiros, de acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz. Os dados indicam uma tendência de interrupção do crescimento e de diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo coronavírus.
Essa tendência é um sinal positivo para a saúde pública no país, especialmente após os altos índices de contaminação registrados nos últimos anos. A diminuição dos casos de SRAG por Covid-19 é um reflexo da eficácia das medidas de prevenção e controle adotadas pelas autoridades de saúde. A vacinação em massa também desempenhou um papel fundamental na redução da transmissão do vírus. Com esses dados, é possível que os estados afetados comecem a relaxar as medidas de restrição e retomem gradualmente as atividades normais.
Atualização sobre a Covid-19 no Brasil
De acordo com o Boletim InfoGripe, apenas duas unidades federativas do país, Minas Gerais e Pernambuco, apresentam sinais de aumento nos casos de coronavírus. No entanto, a redução dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) observada no agregado nacional se deve a uma queda ou interrupção do crescimento das ocorrências associadas à Covid-19 e ao rinovírus em diversos estados do país.
Embora ambos os vírus ainda apresentem tendência de aumento em outros estados, o InfoGripe destaca a diminuição do número dos casos graves pelo rinovírus, que atinge principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos. Esse cenário foi constatado em quase todos os estados do país, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco, onde se verifica aumento de ocorrências graves pelo vírus.
Importância da vacinação contra a Covid-19
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente para indivíduos que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidade. ‘Gostaria de reforçar também a importância da vacinação em crianças pequenas, já que esse é um dos grupos, junto com os idosos, com maior incidência de internações pelo vírus’, afirma Portella. ‘Então é muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar contra a Covid-19’, conclui.
Fonte: @ Sergipe Notícias