ouça este conteúdo
A Prefeitura de Aracaju realiza o Levantamento de Índice de Infestação do Aedes a cada dois meses. O estudo identificou que 98,9% dos criadouros estavam em Depósitos de Água e Utensílios Mal Acondicionados, reforçando o Programa de Combate ao Aedes.
Em uma estratégia contínua de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o Levantamento de Índice de Infestação do Aedes (LIRAa) a cada dois meses, com o objetivo de monitorar e controlar a população do Aedes aegypti.
Essa ação é fundamental para identificar áreas de risco e implementar medidas de prevenção, pois o mosquito é o principal vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Além disso, a realização regular do LIRAa permite que a Prefeitura de Aracaju adote medidas eficazes para reduzir a infestação do Aedes aegypti e proteger a saúde da população. A prevenção é a melhor arma contra essas doenças.
Levantamento de Índice Revela Baixo Risco de Infestação por Aedes Aegypti
O quinto estudo de 2024, realizado em setembro, identificou que 98,9% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estavam localizados em imóveis residenciais, principalmente em depósitos de água e utensílios mal acondicionados. Esse dado é preocupante, pois o vetor da dengue, zika e chikungunya pode se proliferar facilmente em ambientes domésticos.
O Levantamento de Índice de Infestação do Aedes (LIRAa) também revelou que o índice de infestação por Aedes aegypti é de 0,8%, indicando baixo risco na capital. No entanto, é importante lembrar que a convivência com o mosquito é uma realidade em todo o país e que cada indivíduo tem uma responsabilidade em diminuir a incidência do Aedes nas residências.
Programa de Combate ao Aedes Aegypti
O gerente do Programa de Combate ao Aedes Aegypti, Jeferson Santana, destaca a importância da contribuição da sociedade para diminuir a incidência do Aedes nas residências. ‘Sabemos que a convivência com o mosquito é uma realidade em todo o país, porém, é importante lembrar que cada indivíduo tem uma responsabilidade nesse processo e as ações realizadas ao longo do ano, por parte da Saúde de Aracaju, têm mais força quando a população contribui cuidando dos quintais, dos depósitos de água e mantendo a vigilância contra água parada em casa.’
Este ano, foram realizados 27 mutirões em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 527.909 visitas domiciliares dos agentes de endemias e a aplicação do fumacê costal alcançou 101.071 imóveis. Além disso, a população pode registrar denúncias de focos ou casos suspeitos do Aedes aegypti por meio da Ouvidoria da Saúde pelo número 0800 729 3534, opção 2.
Cuidados para Evitar a Proliferação do Aedes Aegypti
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é importante manter hábitos como eliminar a água acumulada depois de regar as plantas, escovar os pratos e adicionar areia até a borda, trocar a água duas vezes por semana e lavar a parede interna dos vasos. Além disso, é fundamental manter os depósitos de água e utensílios mal acondicionados sempre tampados com tampa própria.
A população também pode enviar denúncias de focos ou casos suspeitos do Aedes aegypti por meio de um link criado pela Prefeitura, onde é necessário informar o nome, email, número de telefone, o endereço e bairro onde está localizado o foco do mosquito, bem como um local para o envio de fotos que auxiliem os agentes de endemias.
Fonte: @ InfoNet