ouça este conteúdo
Outubro é o mês de conscientização sobre a trombose, uma doença silenciosa e perigosa causada por coágulo sanguíneo. A Sociedade Brasileira destaca a importância da prevenção, especialmente em relação ao índice de massa corporal.
A trombose é uma condição médica grave que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. É fundamental estar atento aos sinais de alerta, pois a trombose pode ser uma doença silenciosa, sem apresentar sintomas claros em seus estágios iniciais.
No Brasil, a trombose é a terceira maior causa de morte cardiovascular, segundo o Ministério da Saúde. O coágulo sanguíneo pode se formar em qualquer parte do corpo, aumentando o risco de embolia ou trombo, que podem levar a complicações graves, como a perda de função de um membro ou até mesmo a morte. É importante buscar atendimento médico imediato se você apresentar sintomas como inchaço, dor súbita ou desconforto na região afetada.
Entendendo a Trombose: Uma Doença Silenciosa
A Trombose é uma condição que pode ter consequências graves, como a formação de um coágulo sanguíneo, conhecido como trombo, que se desprende e migra para os vasos do pulmão, bloqueando o fluxo do sangue e causando uma Embolia pulmonar, com alto risco de morte. O Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro, tem como objetivo prevenir, conscientizar e elucidar dúvidas relacionadas ao tema.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), a cada ano, quase 300 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico. Fábio Sotelo, cirurgião vascular da Hapvida NotreDame Intermédica, destaca a importância de medidas de prevenção para evitar problemas associados à Trombose, como o não tabagismo, o consumo moderado de bebidas alcoólicas, a prática de atividade física regular, a hidratação constante e a manutenção do índice de massa corporal (IMC) adequado.
Fatores de Risco e Prevenção
Para o especialista, é fundamental ficar atento aos fatores de risco, como a predisposição genética, o colesterol elevado, o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo. A Trombose venosa profunda (TVP) ou pós-cirúrgica ocorre quando se formam coágulos nas veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos, quando o repouso do paciente exige imobilidade e a circulação fica prejudicada.
Sotelo lembra que a doença acomete mais as mulheres, porém os homens também podem ter Trombose. ‘No público feminino, quando avaliada a faixa etária entre 20 a 40 anos, a incidência de Trombose é um pouco maior em razão dos fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações’, explica. O estilo de vida faz toda a diferença para a prevenção de complicações evitáveis, por isso é fundamental atenção aos sintomas e manter hábitos saudáveis, consultar um médico e fazer exames regularmente.
A Importância da Prevenção
A Trombose é uma doença silenciosa que pode ter consequências graves, por isso é fundamental a prevenção. A Embolia pulmonar é uma das principais causas de morte relacionadas à Trombose, e pode ser evitada com medidas de prevenção adequadas. Além disso, a Trombose pode causar danos irreversíveis aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
A Hapvida NotreDame Intermédica é uma empresa de saúde e odontologia que oferece serviços de prevenção e tratamento de doenças, incluindo a Trombose. Com 79 anos de experiência e uma rede de atendimento integrada, a empresa é líder no mercado de saúde da América Latina.
Fonte: @ Sergipe Notícias