A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece exames citopatológicos, ultrassonografia mamária e testes rápidos em Unidades de Saúde para pessoas com útero de 25 a 69 anos, visando ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama no âmbito do Programa Saúde.
A Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo ações de saúde preventiva para garantir o acesso à saúde de qualidade para a população. Com foco na prevenção do câncer de colo do útero e de mama, serão oferecidos exames preventivos, testes rápidos e vacinação para pessoas com útero de 25 a 69 anos.
É fundamental dar atenção especial à prevenção e ao diagnóstico precoce desses tipos de câncer, pois eles podem ser evitados ou tratados de forma eficaz quando detectados cedo. Além disso, a vacinação é uma medida importante de prevenção que pode ajudar a reduzir a incidência dessas doenças. Com essas ações, a Prefeitura de Aracaju está demostrando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Cuidado e prevenção são essenciais para uma vida saudável.
Prevenção e Diagnóstico Precoce para a Saúde da Mulher
De 21 a 25 deste mês, o Shopping Jardins será palco de um importante atendimento de saúde, das 10h às 12h e das 13h às 18h, em um consultório instalado no ponto de vacinação. Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, todos os interessados devem apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
Para o público de 25 a 64 anos, serão oferecidos exames citopatológicos de colo do útero, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, além de verificação da pressão arterial, glicemia capilar e atualização do cartão vacinal. Pessoas entre 50 e 69 anos terão acesso ao exame clínico das mamas e solicitação de ultrassonografia mamária bilateral’, explica Vanessa.
A Importância da Atenção e Cuidado
O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas com genitália feminina entre 25 e 64 anos realizem o exame citopatológico, conhecido popularmente como exame de lâmina, a cada três anos. No entanto, dados da Secretaria de Saúde de Aracaju apontam que 70,7% das pessoas que realizaram o exame nos últimos três anos não retornaram para repetir o procedimento, comprometendo a continuidade do cuidado. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, uma vez que as lesões precursoras do câncer de colo do útero são assintomáticas.
Por isso, a realização regular do exame preventivo é essencial, já que, quando detectado em fase inicial, as chances de cura chegam a 100%. Além das ações do Outubro Rosa, os exames preventivos também podem ser realizados nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. Basta procurar a unidade de referência com documento oficial com foto e CPF.
Fonte: @ InfoNet