Em Sergipe, a Secretaria do Estado informa não haver identificação da Variante do Sars-CoV-2, mas recomenda manter cuidados preventivos e vacinação em dia nas Unidades Básicas de Saúde.
Diante da identificação da nova variante do Sars-CoV-2, chamada de XEC, a Secretaria do Estado da Saúde (SES) emite alerta à população sobre a Covid-19. A nova linhagem já foi detectada em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Estudos realizados pelo laboratório de Sequenciamento Genético para análise das variantes do Sars-CoV-2 ainda não identificaram nenhum caso em Sergipe.
É fundamental que a população se mantenha vigilante e adote todas as medidas de prevenção contra o coronavírus. A pandemia da Covid-19 ainda não foi controlada e a doença respiratória pode agravar-se, especialmente em pessoas com comorbidades. Mantenha o uso de máscara e evite aglomerações. A Covid-19 ainda é uma ameaça e não se deve subestimar a sua gravidade. Fique atento e proteja-se contra a Covid-19.
Covid-19: Prevenção e Vigilância
A Secretaria do Estado de Sergipe destaca a importância de manter os cuidados e a vacinação contra a Covid-19 em dia, como medida preventiva essencial. A nova subvariante da Omicron, conhecida como XEC, tem demonstrado potencial de maior transmissibilidade em alguns países, embora ainda não tenha sido observado alto grau de transmissão no Brasil.
Em Sergipe, a Secretaria do Estado realiza o acompanhamento e o envio de amostras para a realização do reconhecimento genômico, mas até o momento não identificou a presença dessa subvariante. No entanto, é fundamental manter a vigilância e o alerta, pois alguns países têm relatado aumento na transmissibilidade, embora sem gravidade adicional nos casos.
Prevenção e Medidas de Controle
O vírus da Covid-19 é altamente transmissível e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Portanto, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além disso, é fundamental realizar a coleta de amostras por meio de testes rápidos ou PCR, em caso de sintomas como febre, cansaço e tosse seca. A utilização de máscara em ambientes de alta circulação é imprescindível para evitar a transmissão e o agravamento no número de casos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A higienização correta das mãos também é uma medida preventiva essencial.
Vigilância e Monitoramento
A Secretaria do Estado de Sergipe realiza o monitoramento constante da situação da Covid-19 no estado, em parceria com o Laboratório de Sequenciamento. Além disso, a Secretaria também trabalha em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a adoção de medidas de prevenção e controle adequadas.
É fundamental que a população se mantenha informada e adote medidas de prevenção para evitar a transmissão do Coronavírus. A pandemia ainda não foi controlada, e a Doença Respiratória pode ter consequências graves se não for tratada adequadamente.
Conclusão
A Covid-19 ainda é uma ameaça real, e a prevenção e a vigilância são fundamentais para controlar a transmissão do vírus. A Secretaria do Estado de Sergipe reforça a importância da vacinação, do uso de máscara e da higienização correta das mãos como medidas preventivas essenciais. Além disso, é fundamental manter a vigilância e o monitoramento constante da situação da Covid-19 no estado, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Laboratório de Sequenciamento.
Fonte: @ Jornal da Cidade