A vacina contra Covid-19 é aplicada em crianças e grupos prioritários.
Na segunda-feira (28), o Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irá iniciar a distribuição da vacina contra Covid-19 atualizada para a cepa XBB 1.5, subtipo da variante Ômicron, para todos os 75 municípios sergipanos. Neste momento, a campanha de imunização é voltada para crianças e grupos prioritários, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.
A SES receberá um carregamento com doses da vacina contra Covid-19 e irá distribuir nos municípios sergipanos para garantir a imunização dos grupos prioritários. O imunizante, que protege contra a variante Ômicron, é uma importante ferramenta para controlar a pandemia. É fundamental que as pessoas se vacinem para evitar a propagação do vírus. Além disso, a vacina contra Covid-19 é segura e eficaz.
Ampliação da Cobertura Vacinal
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu uma nova remessa de vacina contra Covid-19, totalizando 16.800 doses. Embora essa quantidade seja insuficiente para atender a demanda espontânea dos municípios, o quantitativo está sendo dividido gradualmente entre os 75 municípios do estado. ‘Nenhum município deixará de receber a vacina contra Covid-19‘, destacou Ilani Paulina, gerente interina do Programa de Imunização da SES.
Ilani explicou que a distribuição gradual é necessária devido à validade da vacina contra Covid-19 após o ultracongelamento, que é de 30 dias. Portanto, a orientação é que os municípios informem quando precisarem de mais imunizantes para manter o estoque.
Orientações para a Aplicação da Vacina
A recomendação priorizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos prioritários com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Esses grupos receberão a aplicação da dose a cada seis meses.
O vírus da Covid-19 é altamente transmissível e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Portanto, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos é a ampliação da cobertura vacinal entre a população. Os imunizantes serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além disso, é importante realizar a coleta por meio de um teste rápido ou via PCR em caso de aparecimento de sintomas. A utilização de máscara em ambientes de alta circulação também é fundamental para evitar a transmissão e o agravamento no número de casos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: @ Jornal da Cidade