ouça este conteúdo
SMS inicia aplicação da vacina injetável contra a poliomielite na próxima segunda-feira. Reforços com o VOPb (gotinha) serão substituídos pela vacina inativada.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju inicia na próxima segunda-feira, 4, a aplicação da vacinação contra a poliomielite, agora com a vacina injetável, uma importante medida para a imunização da população local.
Essa medida é fundamental para reforçar a imunização contra a poliomielite e garantir que as crianças estejam protegidas contra essa doença. A vacina injetável é uma alternativa eficaz e segura, e a SMS de Aracaju está comprometida em garantir que todas as crianças tenham acesso a essa importante medida de vacinação. A saúde das crianças é prioridade e essa é apenas uma das ações que estamos tomando para garantir a segurança e o bem-estar da população local.
Vacinação: Mudanças no Esquema de Vacinação Contra a Poliomielite
Em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, as doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOPb), conhecida como ‘gotinha’, serão substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP), administrada via injeção.
Esquema de Vacinação Atualizado
O novo esquema, voltado a crianças de até 15 meses, é composto por quatro doses: 1ª aos 2 meses; 2ª aos 4 meses; 3ª aos 6 meses e uma dose de reforço aos 15 meses, dispensando a dose que era dada aos 4 anos. A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destacou que a mudança visa ampliar a proteção contra a poliomielite e segue recomendações internacionais com base em evidências científicas.
Cobertura Vacinal em Aracaju
Desde a última infecção registrada no Brasil, em 1989, o país tem mantido alta cobertura vacinal. Em Aracaju, a adesão à vacina injetável (VIP) vem crescendo: 70,11% de cobertura em 2021, 75,86% em 2022, 78,05% em 2023 e, em 2024, 86,61%.
A Importância da Vacinação
A poliomielite é uma doença grave que causa paralisia flácida, principalmente nas pernas, e pode levar a sequelas permanentes, como dores nas articulações e atrofia muscular. A vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença.
Fonte: @ InfoNet