Ações de prevenção são essenciais em locais de grande circulação de pessoas, diz Débora Oliveira. Vigilância Sanitária e Ambiental e Rede de Vigilância Sanitária atuam na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Saúde é prioridade para a Prefeitura de Aracaju durante o Pré-Caju 2024.
No período de 8 a 10 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente na Orla da Atalaia com equipes de prevenção, segurança alimentar e suporte médico para garantir a saúde e segurança dos foliões. Além disso, as equipes da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) realizarão visitas aos estabelecimentos comerciais para verificar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos.
A diretora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Maria Meneses, destaca que “serão 10 fiscais presentes em todos os dias do Pré-Caju, trabalhando para garantir a saúde e segurança sanitária dos foliões, através da fiscalização de alimentos, bebidas e gelo, orientando sobre o uso dos equipamentos de proteção individual, riscos à saúde no manuseio incorreto dos alimentos entre outras orientações”. Além disso, a Vigilância Epidemiológica também estará presente, distribuindo preservativos e conscientizando sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e reforçando os métodos de prevenção. A saúde é um direito de todos e a Prefeitura de Aracaju está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar dos foliões durante o Pré-Caju 2024.
Prevenção e Saúde no Coração da Festa
É um momento de celebração, alegria e diversão, mas também é essencial lembrar da importância da prevenção para garantir uma festa segura. Para isso, contaremos com o apoio do casal Camisildo e Camisilda, que, de forma divertida e interativa, orientarão sobre as melhores práticas de prevenção, tornando a experiência ainda mais especial.
Posto Médico: Suporte e Segurança Alimentar
O Posto Médico estará em operação nos dias 9 e 10, com uma equipe de 26 profissionais capacitados para atender às necessidades de saúde dos participantes. Com 15 leitos disponíveis, incluindo dois de estabilização e 10 poltronas para medicação rápida, além do suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) com duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB), como destaca o diretor da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Yuri Belchior. As equipes estarão disponíveis das 14h às 2h para atender a quem precisar de atendimento. Além disso, teremos a retaguarda dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, garantindo um suporte médico completo.
A Vigilância Sanitária e Ambiental trabalhará em estreita colaboração com a Fundação Municipal de Formação para garantir a segurança alimentar e prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis. Com o foco na Saúde, a Rede de Vigilância Sanitária estará atenta para garantir que todos os participantes tenham uma experiência segura e divertida.
Fonte: @ Jornal da Cidade