ouça este conteúdo
No Novembro Azul, a saúde masculina é destacada. O PSA é exame de investigação do câncer de próstata, realizado pelo Lacen, com técnica de quimiluminescência, na Imunologia e Biologia Molecular.
O movimento Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a importância da saúde masculina, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É fundamental que os homens estejam atentos aos sinais e sintomas, procurando ajuda médica assim que notarem qualquer alteração.
Um dos exames essenciais para a detecção do câncer de próstata é o de Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Além disso, é importante entender que o câncer de próstata pode se manifestar como um carcinoma, uma doença que afeta a próstata, ou como um tumor, que pode ser benigno ou maligno. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento eficaz da doença.
Detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para o tratamento eficaz da doença
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vem desempenhando um papel fundamental na detecção precoce do câncer de próstata, uma doença que pode ser tratada de forma eficaz se diagnosticada em estágio inicial. De janeiro a outubro de 2024, o Lacen processou 2.517 análises de Antígeno Prostático Específico (PSA), sendo 1.382 realizados no programa ‘Sergipe é Aqui’. Essa ação itinerante do Governo do Estado permite que a equipe do Lacen coletar amostras de sangue de pacientes e realize testes laboratoriais utilizando a técnica de quimiluminescência para o marcador tumoral PSA Livre e Total.
A importância da detecção precoce
O sangue é formado por diversas proteínas e moléculas que podem apresentar níveis acima do normal no corpo quando há presença de células cancerígenas. A gerente de Imunologia e Biologia Molecular do Lacen, Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra, explica que a realização de exames periódicos é fundamental para rastrear alguns tipos de câncer em estágio inicial. Além disso, o Lacen também realiza análises para outros marcadores tumorais em pacientes em tratamento ou como prevenção de câncer, como o CA-125 para câncer de ovário, o CA-15.3 para câncer de mama e o CA-19.9 para câncer de pâncreas e CEA, um marcador de câncer colorretal.
Atendimento e responsabilidade
Todas as análises processadas no Lacen cumprem pactuação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atendimento de hospitais e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado. A coleta da amostra do sangue e seu envio até a sede da unidade em Aracaju é de responsabilidade dessas unidades. O superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública, Cliomar Alves dos Santos, ressalta que essa é uma demanda que atendem durante todo o ano, utilizando técnica atualizada, conseguindo liberar os resultados em tempo hábil e oportuno para o médico que solicitou o exame e consequentemente o paciente.
Fonte: @ InfoNet