ouça este conteúdo
Profissionais trabalham no regime de plantão para reabastecer estoques de sangue na rede hospitalar, essenciais para o tratamento oncológico, anemias crônicas e aplasias medulares.
No feriado desta sexta-feira, 15, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) não abrirá ao público, mas continuará disponível em regime de plantão, 24 horas por dia, para garantir a liberação de sangue e hemocomponentes às unidades hospitalares. No sábado, 16, a unidade estará aberta para atendimento ao público das 7h às 11h, bem como para manter os estoques atualizados.
É importante lembrar que a doação de sangue é fundamental para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência médica adequada. Por isso, é fundamental que os doadores continuem a contribuir com a sua doação. Doar sangue é um ato nobre e pode salvar muitas vidas. Além disso, o Hemose também conta com a colaboração da população para manter a unidade funcionando de forma eficiente.
Doação de Sangue: Um Chamado Urgente para Todos os Grupos Sanguíneos
Nesse momento, é fundamental reabastecer todos os grupos sanguíneos, como destaca Brenna Loreny Santos Chagas, gerente de Produção e Dispensação de Sangue do Hemose. O atendimento realizado no sábado pós-feriado visa renovar a doação do sangue para produção de plaquetas, componente do sangue com validade de apenas cinco dias. Pacientes em tratamento oncológico, anemias crônicas e aplasias medulares são alguns dos beneficiados por essa ação. Brenna Chagas explica que o grupo sanguíneo O negativo é fundamental para os estoques devido à sua utilidade para atendimentos nos serviços de urgência e emergência, como o caso de vítimas de acidente de trânsito. Além disso, o sangue O negativo é considerado doador universal e pode ser requisitado por médicos para atender pacientes graves que não têm tempo suficiente para verificar a tipagem sanguínea.
Para realizar a doação de sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos, como estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação, e portar um documento oficial com foto. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 3225-8019 e 3225-8039.
Fonte: @ Jornal da Cidade