ouça este conteúdo
Novembro Azul com o tema Masculinidade é se cuidar terá ação no Shopping Jardins, dias 18, 19, 21 e 22. Serviços de saúde, Programa de Tabagismo, Programa Saúde do Homem e Rede municipal de saúde estarão disponíveis para homens e pessoas trans das 10h às 17h.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará no mês de novembro, período de campanha do Novembro Azul, uma ação com serviços de saúde voltados para os homens e pessoas trans. As ações acontecerão em quatro dias, sendo eles 18, 19, 21 e 22, no Shopping Jardins, das 10h às 17h. O período é estratégico, já que o Novembro Azul tem como tema “Masculinidade é se cuidar”.
Com essa ação, a Prefeitura de Aracaju busca promover a saúde e o bem-estar dos homens e pessoas trans, incentivando o cuidado e o atendimento preventivo. Além disso, a ação visa chamar a atenção para a importância da saúde masculina, que é um tema fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Cuidar da saúde é fundamental para uma vida plena e saudável.
Saúde
Serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia capilar serão oferecidos, além de atendimento ao público tabagista com orientações e agendamento de consulta para o Programa de Tabagismo. Testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C e vacinação também estarão disponíveis, assim como uma exposição de banner com informações sobre o câncer de próstata. Para participar, é necessário comparecer ao local com RG, CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina.
A referência técnica do Programa Saúde do Homem, Isabela França, destaca que as ações realizadas este mês fazem parte de um esforço contínuo ao longo do ano para facilitar o acesso à saúde. A prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce e a cura, e a descentralização da oferta de serviços de saúde visa alcançar mais pessoas, especialmente os homens, que muitas vezes descuidam da prevenção devido à vergonha ou preconceito.
Bem-estar
A Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento que mostra que a maioria das pessoas que procuram atendimentos na rede municipal de saúde são mulheres, com 461.877 atendimentos, enquanto os homens somam 205.429. Isso reforça a necessidade de maior atenção à saúde masculina, que envolve cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento, acidentes e violência, paternidade e cuidado, saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina.
A indicação é que o exame preventivo para detecção do câncer de próstata seja realizado apenas quando houver a presença de sinais e sintomas, e sempre depois da avaliação médica para indicação do exame. O objetivo é encaminhar o público participante para o tratamento adequado.
Cuidado
A saúde é um direito fundamental, e a prevenção é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura. A descentralização da oferta de serviços de saúde visa facilitar o acesso à saúde, especialmente para os homens, que muitas vezes descuidam da prevenção devido à vergonha ou preconceito.
O Programa Saúde do Homem trabalha para reforçar a necessidade de maior atenção à saúde masculina, que envolve cinco eixos prioritários. Além disso, o Programa de Tabagismo oferece atendimento ao público tabagista com orientações e agendamento de consulta. A testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C e vacinação também estão disponíveis, assim como uma exposição de banner com informações sobre o câncer de próstata.
Atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações intensificadas durante todo o ano para facilitar o acesso à saúde. A prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce e a cura, e a descentralização da oferta de serviços de saúde visa alcançar mais pessoas, especialmente os homens, que muitas vezes descuidam da prevenção devido à vergonha ou preconceito.
O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que a maioria das pessoas que procuram atendimentos na rede municipal de saúde são mulheres, com 461.877 atendimentos, enquanto os homens somam 205.429. Isso reforça a necessidade de maior atenção à saúde masculina, que envolve cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento, acidentes e violência, paternidade e cuidado, saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina.
Fonte: @ InfoNet