ouça este conteúdo
Campanha incentiva doação de sangue e fortalece o sentimento de pertencimento do doador voluntário.
Estudantes do Colégio Estadual Guilherme Campos, localizado em Campo do Brito, participaram ativamente da campanha de doação de sangue realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) na última terça-feira, 19. Essa ação faz parte das comemorações da Semana do Doador, um período especial dedicado ao reconhecimento dos doadores, que culmina com o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro em todo o Brasil.
Além de reforçar a importância da participação de voluntários nas doações, a ação também buscou conscientizar sobre a relevância contínua das doações para o estoque de sangue. O ato de doar sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar inúmeras vidas. A cada doação, um doador pode ajudar a salvar até quatro pessoas. A colaboração de estudantes, como os do Colégio Estadual Guilherme Campos, é fundamental para manter o estoque de sangue sempre abastecido, garantindo assim o atendimento às necessidades de pacientes que dependem de transfusões de sangue para tratamento de saúde.
Cultivando o Espírito de Solidariedade
A campanha com a participação de 34 estudantes é organizada duas vezes ao ano pelo professor de História José Carlos, com o objetivo de promover o espírito de solidariedade entre os alunos. Segundo ele, o intuito é incentivar a prática de boas ações, permitindo que os jovens tenham um real conhecimento sobre a importância do serviço de doação de sangue.
Doador Voluntário: Um Exemplo a Seguir
Esta quarta edição da ação reuniu voluntários que fizeram sua primeira doação e outros que já haviam doado e aprovaram a experiência, como os estudantes Davi Souza Andrade, de 19 anos, que estreou como doador de sangue, e Sabrina Santos Lisboa, 17, que fez sua segunda doação. ‘Fiz questão de doar e apoiar todos que vieram conhecer o Hemose e contribuir. Espero que, como eu, outros colegas se tornem doadores’, disse Sabrina.
Semana do Doador: Uma Celebração de Altruísmo
Esta semana, a campanha promovida pelo hemocentro tem como tema ‘Diga sim para a doação de sangue. Eu sou doador’, cujos objetivos são fortalecer o sentimento de pertencimento do doador e destacar seu protagonismo por meio do gesto altruísta da doação de sangue regular. Ao longo da semana, o hemocentro receberá grupos fidelizados da Igreja Adventista do Sétimo Dia de São José, em Japaratuba, Itaporanga, Capela, Aquidabã, Propriá e Japoatã.
Formando Doadores do Futuro
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a celebração contará com ações internas e externas, como uma palestra educativa no Colégio Edezio Vieira de Melo, localizado no município de Capela. ‘Escolhemos realizar essa ação para reforçar a necessidade da participação massiva de estudantes dos ensinos fundamental e médio nesse contexto da doação de sangue, para formarmos os chamados ‘doadores do futuro’, que irão doar durante as próximas décadas’, destacou a assistente social.
Atendimento ao Público
O Hemose não realizará atendimento ao público nesta quarta-feira, 20, em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra. A liberação de sangue e demais hemocomponentes para a rede hospitalar segue em regime de plantão de 24 horas. Na quinta-feira, 21, a unidade retorna o atendimento no horário regular, das 7h30 às 17h.
Orientações para Doar Sangue
Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado portando documento oficial com foto válido em todo território nacional. Menores de idade precisam apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal, disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br.
Fonte: @ Jornal da Cidade