ouça este conteúdo
Atendimento normal das 13h às 18h. Calendário vacinal, saúde pública e emissão de 2ª via do cartão de vacina nas unidades de saúde da Secretaria Municipal.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju retomará o serviço de vacinação no próximo sábado, 23, em dois shoppings da capital, com o objetivo de ampliar o acesso à imunização da população.
Com a retomada do serviço de vacinação, a SMS busca garantir que a população tenha acesso a vacinas seguras e eficazes, contribuindo para a proteção da saúde coletiva.
Retorno da vacinação aos sábados nos shoppings
A partir do próximo sábado, dia 23, a vacinação contra várias doenças voltará a ser realizada nos shoppings Jardins e Aracaju Parque Shopping, das 13h às 18h. O atendimento é destinado a pessoas com mais de cinco anos, que devem apresentar o cartão de vacina e um documento oficial com foto. A medida visa ampliar o acesso da população ao serviço de saúde pública.
Importância da vacinação para a saúde pública
A vacinação é essencial para a saúde de todos, destaca a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Larissa Ribeiro. ‘Basta levar o cartão de vacina e um documento oficial com foto para ser atendido’, explica. O serviço nos shoppings esteve suspenso nos dois últimos sábados, dias 9 e 16, devido ao Pré-Caju e ao feriado da Proclamação da República.
Redução no número de doses aplicadas
A SMS observou uma redução no número de doses aplicadas nesses locais. Em outubro, por exemplo, foram administradas apenas 358 doses. Ainda assim, o serviço aos sábados nos shoppings e nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, será mantido.
Vacinas disponíveis
Entre as vacinas disponíveis estão Hepatite B, HPV, Dupla adulto, dTpa, Influenza, Tríplice viral, Febre Amarela, Meningocócica ACWY e covid-19, abrangendo crianças acima de 5 anos, jovens e adultos.
Importância da participação da população
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas salvam milhões de vidas anualmente, mas a cobertura vacinal enfrenta desafios, como a disseminação de informações falsas e o movimento antivacina nos últimos anos. A participação da população é essencial para que as conquistas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sejam mantidas, reforça Larissa.
Fonte: @ Sergipe Notícias