ouça este conteúdo
A Sociedade Brasileira de Urologia realizará um mutirão de atendimento clínico para reduzir a fila de espera por consulta urológica no Sistema Único de Saúde.
Em um esforço para ajudar a reduzir a fila de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por uma consulta urológica nas redes estadual e municipal de Aracaju, a Sociedade Brasileira de Urologia/Seccional Sergipe (SBU/SE) realizará no dia 30 de novembro, das 7h às 12h, um mutirão de atendimento clínico nos hospitais São José e Cirurgia, onde são realizadas as consultas pelo SUS por Aracaju e pela rede estadual. A ação visa também chamar a atenção para o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce desse tumor maligno da próstata.
O evento contará com a presença de urologistas que realizarão consultas e exames necessários para o diagnóstico de doenças urológicas, incluindo o câncer de próstata, uma doença silenciosa que, se não tratada, pode levar a complicações graves. Além disso, a SBU/SE pretende, por meio desse mutirão, contribuir para que os pacientes tenham acesso a um diagnóstico precoce e, consequentemente, a um tratamento mais eficaz dessa patologia. Com a ação, os pacientes poderão realizar exames como o PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal, fundamentais para o diagnóstico do câncer de próstata. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento do câncer de próstata.
Combate ao Câncer de Próstata: Mutirão de Atendimento Clínico
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU/SE) realizará um mutirão de atendimento clínico no dia 30 de novembro, com o objetivo de combater o câncer de próstata, uma doença silenciosa que pode ser letal se não for detectada precocemente. Os pacientes atendidos foram previamente selecionados com base no tempo de espera na fila.
Consultas Urológicas Gratuitas
Durante o mutirão, 16 médicos urologistas, membros titulares da SBU/SE, realizarão cerca de 200 consultas urológicas gratuitas. Além disso, serão realizados exames de toque retal para detecção de alterações na próstata e exames laboratoriais complementares para avaliar a saúde do homem.
Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata
O presidente da Seccional Sergipe, Dr. David Lima, explica que o mutirão faz parte das ações desenvolvidas pela categoria em alusão ao ‘Novembro Azul’, mês em que se intensificam as orientações sobre a necessidade de prevenção e combate ao câncer de próstata. Além disso, os homens devem cuidar da saúde de forma integral, em qualquer período do ano.
Estatísticas do Câncer de Próstata
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Sergipe deve registrar 830 casos de tumor maligno da próstata por ano até 2025. No Brasil, a estimativa é de que surjam 71.730 novos casos da doença este ano, o que corresponde a 196 casos por dia. Além disso, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde apontou que em 2023, foram registrados 17.093 óbitos em decorrência do câncer de próstata, o que corresponde a 47 mortes por dia.
Fatores de Risco
Além da hereditariedade e de ser afrodescendente, o surgimento do câncer de próstata também está ligado a fatores como maus hábitos alimentares, ingestão de alimentos ultraprocessados, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo. É fundamental que os homens adotem hábitos de vida saudáveis e realizem check-ups regulares para prevenir a doença.
Fonte: @ InfoNet