ouça este conteúdo
Durante o verão, com pancadas de chuva, o mosquito Aedes aegypti se desenvolve e transmite doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, todas arboviroses.
Em dezembro, último mês do ano, a chegada do verão é marcada pela presença do sol forte e pancadas de chuvas frequentes. Esse cenário climático é o mais favorável para o rápido desenvolvimento do Aedes aegypti, um mosquito vetor de diversas doenças. É fundamental manter a vigilância nesse período para evitar a proliferação desses insetos.
É importante lembrar que o Aedes aegypti é o principal transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Diante disso, a população precisa estar atenta e adotar medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti. A eliminação de criadouros é uma das principais ações que podem ser realizadas para reduzir a incidência dessas doenças transmitidas pelo Aedes.
Período de Pancadas de Chuva e Verão: Cuidados contra o Aedes aegypti
A Secretaria da Saúde de Aracaju reforça a importância de medidas preventivas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, durante o período de pancadas de chuva e verão. Segundo o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, o tempo quente favorece o desenvolvimento do ovo do mosquito, que pode se transformar em um mosquito adulto em apenas cinco dias, podendo transmitir arboviroses.
Atitudes Simples contra o Aedes aegypti
A população deve adotar atitudes simples para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como:
* Escorrer a água dos pratinhos de plantas;
* Não permitir o acúmulo de água em lajes;
* Colocar areia em locais que acumulem água no quintal;
* Manter fechados os ralos de cozinha e banheiro;
* Lavar com bucha e sabão lavanderias, tonéis e depósitos de água;
* Manter cobertos os depósitos de água.
Viagens de Férias e Aedes aegypti
As viagens de férias também podem contribuir para o aumento da população do Aedes aegypti. Ao viajar, é importante deixar os depósitos de água bem fechados e sem água para evitar a infestação do mosquito.
Repelente para Gestantes
A Saúde de Aracaju oferece repelente para uso das mulheres e pessoas trans em gestação nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs). Para ter acesso, é necessário que a gestante se dirija até a sua USF de referência, portando caderneta de gestante ou qualquer outro documento que comprove a gravidez. Essa medida é importante devido à relação causal entre a infecção pelo vírus zika em gestantes e a ocorrência de microcefalia em bebês.
Fonte: @ Sergipe Notícias